
A 29ª edição Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” arranca este sábado, 15 de fevereiro, com a primeira jornada a ser disputada no Campo Picão Caldeira, em Santa Eulália, a partir das 14h30.
Promovido pela Câmara Municipal de Elvas, o torneio, explica o presidente Rondão Almeida, conta agora com a organização da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa. “Nós deixamos isto nas mãos do nosso presidente da junta de freguesia, que vai fazer ele a organização e depois acabaremos por fazer também, evidentemente, o encerramento em São Vicente”, começa por dizer o autarca.
“Quisemos revitalizar, trazer para os dias de hoje, um desporto tradicional, porque, quando cheguei a Elvas, jogava-se à malha só em dois ou três sítios. Ao pé da Raposeira – lembro-me bem –, foi aí que fui assistir ao primeiro jogo e que me ocorreu a ideia de fazer um torneio para envolver todas as freguesias neste desporto”, recorda Rondão Almeida.
Atualmente, são cerca de “150 atletas que percorrem, durante o torneio, todas as freguesias”, culminando com um almoço de confraternização. “É isto que é interessante: trazer para o presente a obra dos nossos antepassados, para podermos dar-lhe corpo e reparti-la com os nossos descendentes, para que a história na acabe”, diz ainda.
O torneio, que se estende ao longo de dez jornadas, termina, como habitualmente, na Praça da República de Elvas, na manhã do feriado de 25 de abril. Até lá, e passando por todas as freguesias do concelho, o torneio inicia-se sempre às 14h30. A Câmara Municipal, na organização do torneio, conta com o apoio das juntas de freguesia do concelho e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.
