Skip to content

Pedro Barreto eleito novo líder da JSD Distrital de Portalegre

O Congresso Distrital de Portalegre da JSD realizou-se no passado sábado, dia 26 de outubro, no qual foram eleitos os novos órgãos para o próximo mandato.

Na reunião magna dos jovens social-democratas, Pedro Barreto foi eleito pelos seus pares para assumir a liderança da JSD Distrital de Portalegre neste novo ciclo que agora se inicia.

Na sessão de encerramento do supramencionado congresso, intervieram a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, o Presidente do PSD Distrital de Portalegre, Rogério Silva, o Vice-Presidente da JSD/Nacional, Bruno Melim, e naturalmente Pedro Barreto.

No auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre, o novo líder explanou o novo projeto que a estrutura pretende colocar em prática no distrito com o objetivo de “aproximar os jovens da causa pública, fugindo à inércia e sem olhar a desgastes pessoais”, assumindo que a JSD irá “aos quatro cantos do distrito sem receio de certos concelhos em que existe uma maioria sociológica hostil à causa social-democrata”.

Pedro Barreto, jovem nisense de 21 anos, assume que a sua geração “tem sido muitas vezes responsabilizada pelo crescimento dos extremismos”, o que se deve, no seu entender, “ao facto de a atividade política estar profundamente desacreditada por ser tantas vezes exercida por quem precisa dela e não por quem tem a noção de que, quando se exerce um cargo político, está a fazer parte de algo que é superior a si mesmo, aos seus vícios e às suas vontades próprias”, acrescentando ainda que “ser moderado parece estar a ficar fora de moda e os jovens têm a obrigação de travar esta tendência”.

O também aluno e dirigente associativo da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa referiu que “a JSD é autónoma do PSD, tendo liberdade para pensar e agir, mas não vai, em condição alguma, fechar-se em si mesma e conta com o Partido para colaborar e dialogar, sempre pela elevação do estandarte do PSD”, admitindo que “as próximas Eleições Autárquicas são um desafio”, mas tendo a convicção que “um cenário positivo se aproxima no horizonte”.

A grande novidade na JSD Distrital de Portalegre para o próximo mandato é a fundação de um Gabinete de Estudos Distrital, o qual terá a finalidade de “dar a conhecer aos jovens do Alto Alentejo o que a JSD defende e pretende fazer na região, através de documentos e moções estruturadas que explicam tomadas de posição de forma fundamentada”.

Recorde-se que Pedro Barreto vem suceder a João Pedro Luís, que se despediu solenemente da JSD Distrital de Portalegre no passado sábado.

Compartilhe este artigo: