As eleições para o Parlamento Europeu têm lugar este domingo, 9 de junho.
O resultado das eleições europeias tem um impacto sobre um grande número de pessoas, sendo que o Parlamento Europeu adota leis com repercussões sobre todos os países do universo da União Europeia (UE).
A legislação da UE abrange as prioridades da maioria das pessoas: ambiente, segurança, migração, políticas sociais, direitos dos consumidores, economia, Estado de direito e muitas mais. Atualmente, todos os assuntos de relevância nacional comportam também uma perspetiva europeia.
Portugal elege hoje, num círculo nacional, 21 eurodeputados, o mesmo número que em 2019. No total, são 720 os membros do Parlamento Europeu. Esse número, estipulado antes de cada eleição, é superior ao atual: neste momento são 705 os eurodeputados em funções.
Cada Estado-membro pode ter um mínimo de seis deputados no Parlamento Europeu e um máximo de 96. Este ano, os países com mais deputados eleitos serão a Alemanha (com 96), França (81) e Itália (76). Por outro lado, aqueles que elegem menos deputados são o Chipre, Luxemburgo e Malta, cada um com seis.
Esta noite, em emissão especial, a partir das 20 horas, a Rádio Campo Maior irá apresentar os resultados da eleição no País e, em especial, no Alentejo.