“Um Ano de saudade”. O Comendador Rui Nabeiro faleceu há um ano, precisamente no Dia do Pai. Pelo que esta manhã de terça-feira, 19 de março, foi-lhe prestada uma homenagem, em Campo Maior.
As cerimónias tiveram início junto à estátua do Comendador, no centro da vila, onde foi descerrada uma frase evocativa do seu legado: “Se todos quiséssemos o mundo seria extraordinário”.
Seguiu-se a deposição de flores, junto à estátua, por parte do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, dos netos de Rui Nabeiro, e da Câmara Municipal.
João Manuel Nabeiro, filho do Comendador e Chaiman do Grupo Nabeiro-Delta Cafés começou por dizer, visivelmente emocionado: “hoje, aqui junto à sua estátua é inevitável ser invadido por uma onda de sentimentos que entrelaçam a saudade, com a admiração e uma enorme gratidão. Este monumento que é uma homenagem ao senhor Rui é também um convite a recordarmos o seu legado, o legado de um homem cuja vida foi marcada pela generosidade, humanismo, empreendedorismo, amizade e um profundo amor pela comunidade”.
O filho do Comendador Rui Nabeiro disse ainda que o seu pai sempre foi “um defensor e um exemplo vivo de que o verdadeiro valor de uma pessoa se mede pelo bem que faz à sua volta, em cada gesto demonstrava uma forte convicção no poder da solidariedade e de estender a mão a quem mais precisava”.
“A sua vida é um exemplo de determinação, visão e, acima de tudo, a uma dedicação incansável às causas e ao bem-estar da comunidade que o viu crescer e sempre o acolheu de braços abertos. O Comendador Rui Nabeiro era um filho muito orgulhoso de Campo Maior”, acrescentou João Manuel Nabeiro.
Já o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, adianta que este dia “marca a saudade, o conselho, o ensinamento e também a perspetiva de poder seguir a vida, obra e comportamento do Comendador Rui Nabeiro”.
Assegurando que todas as mensagens que possam fazer “serão sempre poucas”, o autarca afirma que “haverá muitas pessoas no país e no mundo que querem homenagear este que foi o maior campomaiorense, aquele que deu tudo ao seu concelho e esteve sempre disponível para as suas gentes”.
Depois desta cerimónia seguiu-se uma missa, na Igreja Matriz Campo Maior e, também hoje, em várias localidades do país são celebradas Eucaristias em memória do Comendador Rui Nabeiro.