Skip to content

Município de Elvas dá luz verde à constituição da segunda EIP dos Bombeiros

Os Bombeiros Voluntários de Elvas têm luz verde, por parte da Câmara Municipal, para avançar para a formação da sua segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

A decisão foi tomada na reunião de câmara da passada quarta-feira, 14 de fevereiro, sendo que para o presidente, Rondão Almeida, este é “um investimento na segurança” da população do concelho, cabendo à autarquia financiar metade dos custos associados a estas equipas. “Há cerca de dois anos para cá que já pagamos 50% da primeira equipa e, agora, a Câmara Municipal está disponível para que haja outra equipa completa de pervenção 24 sob 24 horas”, assegura.

Tomada esta decisão por parte do município, revela o presidente da direção dos Bombeiros de Elvas, Amadeu Martins, é necessário agora aguardar a abertura de um concurso, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. “Agora iremos tomar as medidas junto da Autoridade de Proteção Civil, para que no próximo concurso que seja aberto, a nível nacional, possamos integrar esta equipa”, revela.

A expectativa é que a equipa possa estar formada entre agosto e setembro, sendo que, com vista “a acelerar o processo de candidatura”, os vários operacionais que vão incorporar esta segunda EIP dos Bombeiros de Elvas têm vindo já a realizar as provas físicas necessárias, juntamente com os elementos da primeira.

Não tendo dúvidas da importância da existência de duas EIP, Amadeu Martins revela que esta será uma “mais-valia para a cidade e o concelho”. “Alguma ocorrência que haja, temos uma prontidão mais rápida, para socorrem quem necessite dos bombeiros”, assegura, dando conta que a corporação passará a ter, em permanência, no quartel, operacionais “praticamente as 24 horas do dia”.

Estas Equipas de Intervenção Permanente são financiadas, em partes iguais, por municípios e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Compartilhe este artigo: