O Festival dos Grous tem início esta quinta-feira, 1 de fevereiro, em Ouguela, no concelho de Campo Maior, para aquela que é a sua sexta edição, numa organização do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA).
Esta edição tem como objetivo, à semelhança das anteriores, promover o destino birdwatching e a sua conservação, neste território”, revela João Sanguinho, um dos responsáveis do GEDA.
Esta quinta e sexta-feira, dias 1 e 2 de fevereiro, são dedicadas “a atividades direcionadas para a comunidade escolar e, os dois dias seguintes, nos quais a população em geral pode participar, contam com saídas de campo, observação de aves, percursos pedestres, jornadas técnicas e degustação de produtos regionais”. Este ano, acrescenta João Sanguinho, há uma novidade uma vez que foi estabelecida uma parceria com a AIAR- Associação de Desenvolvimento pela Cultura, “que irá desenvolver uma atividade de desenho de natureza que será apresentada ao longo das jornadas técnicas”.
A temática das jornadas técnicas para este ano está relacionada com a conservação transfronteiriça nas espécies de avifauna, dando especial atenção, explica João Sanguinho, “aquilo que é o trabalho desenvolvido, com bons exemplos do que é feitos dos lados da fronteira, na conservação destas espécies”.
Todas estas atividades vão decorrer em Ouguela. Para o responsável do GEDA é uma forma de “dar a conhecer e dinamizar esta aldeia histórica do concelho de Campo Maior”.
6ª edição do Festival dos Grous que decorre, em Ouguela, entre os dias 1 e 4 de Fevereiro. A programação completa para conhecer no cartaz abaixo: