A comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, assinalado anualmente a 3 de dezembro, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas deu esta segunda-feira, dia 4, a conhecer a nova versão da sua mascote: o MICAS.
Desta vez, o simpático pompom, em formato de porta-chaves, apresenta-se em tom de roxo, mas traz consigo a mesma mensagem de sempre: a de que a pessoa com deficiência é tão capaz como qualquer outra sem limitações.
Esta mascote, que é feita por todos aqueles que frequentam a APPACDM, serve também, como explica a técnica de comunicação da instituição, Isabel Lopes, como um exemplo do “empoderamento” das pessoas com deficiência. O Micas, garante, representa a instituição a vários níveis: “é a nossa imagem, pelos valores que representa”.
“Este dia (Dia Internacional das Pessoas com Deficiência) é mais que mais um dia: é um dia em que o empoderamento das pessoas com deficiência tem de ser valorizado, tem de ser apresentado às pessoas e tem de ser dito que as pessoas com deficiência fazem, conseguem e tem de ser dada voz às pessoas com deficiência também neste dia”, assegura.
Mais que uma simples mascote, a elaboração do MICAS, por parte dos utentes, explica a diretora técnica do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), Ermelinda Borrega, permite dar-lhes outras competências e capacidades, ainda que se trate de uma “técnica simples de artesanato”. O MICAS, elaborado em grandes quantidades, tem tido uma grande adesão em Elvas, começando já a chegar também a Campo Maior.
Ainda que lembre o “quão gratificante” é o trabalho realizado em torno do MICAS, o presidente da instituição, Luís Mendes, garante que há ainda “muito caminho a percorrer” nesta área da deficiência. Lembrando o que representa o MICAS – Motivação, Integração, Coragem, Ajuda e Solidaridade –, Luís Mendes diz esperar que, no próximo ano, possa ser lançada uma nova versão da mascote.
O MICAS, que tem um custo de dois euros, pode ser adquirido nas instalações da APPACDM de Elvas.
A par desta apresentação, e no âmbito das comemorações deste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a manhã de hoje foi ainda de ténis adaptado, no ginásio da instituição, numa atividade promovida pela Academia de Ténis da Coração Delta.