Assinala-se hoje o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. Na edição de hoje da Conversa em Dia temos como convidada Susana Barbosa, mulher de Luiz Rosado, a quem foi diagnosticada leucemia, em abril de 2013.
A Susana e o Luiz (na foto) conheceram-se na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre, onde trabalham.
Susana relembra que o Luiz andava a sentir dores de estômago. Fomos ao Hospital dos Lusíadas e a partir daí começou uma nova etapa da nossa vida.
Já no hospital de Portalegre, quem viu os exames mandou logo o Luiz entrar, mandaram repetir as análises, mas só lhes diziam que estava com anemia. (Os médicos) Só achavam estranho por onde é que o Luiz estava a perder sangue, assegura.
Mais tarde, foi diagnosticada leucemia ao Luiz, depois de mais exames realizados no Hospital dos Capuchos, em Lisboa. Desde janeiro que o Luiz se encontra na lista de pessoas que esperam um dador compatível, uma vez que não é possível curar-se por via dos tratamentos habituais.
Susana lança o apelo para que toda a gente se inscreva como dador de medula, para que possa ajudar o Luiz, mas não só.
O Instituto Politécnico de Portalegre realiza hoje mais uma campanha de angariação de dadores a partir das 17 horas nos serviços Centrais.
Também a Liga Portuguesa Contra o Cancro promove hoje uma ação para alertar para a doença com especial foco na prevenção e promoção de medidas de saúde globais contra este flagelo.