Skip to content

Rituais dell Arte leva “importantes mensagens” a Campo Maior com “D’Artagnan e as 3 Mosqueteiras”

O musical “D’Artagnan e as 3 Mosqueteiras”, da companhia Rituais dell Arte, é apresentado na tarde deste sábado, 29 de novembro,  no Centro Cultural de Campo Maior.

O espetáculo, dedicado aos mais novos e que está integrado no programa das comemorações do 22º aniversário daquele espaço municipal, conta com as participações de duas atrizes campomaiorenses: Leonor Alegria e Alexandra Caldeira.

Este é um musical que se debruça sobre temas como o empoderamento feminino, a igualdade de género e o respeito pelos mais velhos. O objetivo da companhia é levar as crianças a lembrarem-se das mensagens transmitidas, para, no futuro, quando forem mais crescidas, ajudarem a “fazer desta uma sociedade mais justa e íntegra”, revela Leonor Alegria.

Dando conta que o espetáculo anda em digressão pelo país desde o mês passado, depois dos ensaios iniciados em agosto, a atriz revela ainda que o musical é uma adaptação, levada a cabo por Miguel Ruivo Duarte, dramaturgo, encenador e diretor artístico da Rituais dell Arte, do clássico “Os Três Mosqueteiros”. “Foi ele que deu uma vida nova a esta história e quis meter três mulheres no papel dos mosqueteiros, exatamente, para mostrar que as mulheres são capazes e que não são apenas os homens que podem ser mosqueteiros e lutar, neste caso, contra os cavaleiros ingleses”

Neste musical, Leonor Alegria dá vida a duas personagens: a Rainha Ana, salva pelas mosqueteiras no Castelo de França, e a avó de D’Artagnan, “que lhe explica o quão importante é nunca deixarmos os velhotes para trás e o quão os mais velhos são o espelho daquilo que, um dia, os novos serão”.

Para Leonor é “uma alegria” poder voltar a pisar o palco do Centro Cultural, que a viu nascer para este mundo artístico, agora com a companhia para a qual trabalha atualmente. “Sempre tive o privilégio de fazer espetáculos no Centro Cultural e agora levar a minha companhia, onde estou integrada neste momento, também a Campo Maior para conhecer o Centro Cultural, para conhecer as nossas tradições e as nossas raízes, levar este espetáculo, que tem uma mensagem tão importante, é sem dúvida para mim um enorme privilégio. É também um privilégio poder fazer aquilo que amo e ainda para mais na minha terra”, diz a atriz e cantora.

Os bilhetes para o espetáculo, com início às 16 horas, têm um custo de três euros e podem ser adquiridos no Centro Cultural ou na Ticketline.

Compartilhe este artigo: