Governo vai reavaliar modelo de acesso ao ensino superior

O Governo vai reavaliar, durante as próximas semanas, o modelo de acesso ao ensino superior, com o objetivo de separar a certificação do ensino secundário e o acesso ao ensino superior, segundo foi divulgado na passada sexta-feira, no programa do Governo.

O executivo anuncia, mas sem especificar medidas concretas, a intenção de “avaliar a melhoria a introduzir no acesso ao ensino superior, com vista à separação entre a certificação do ensino secundário e o acesso ao ensino superior e à valorização de todas as vias e percursos de ensino”.

O Ministério da Educação decidiu que os exames nacionais do secundário seriam usados apenas como provas de ingresso para o ensino superior, o que significa que os alunos que apenas queriam terminar o secundário já não precisaram de fazer provas para ter o certificado de conclusão.

O programa do Governo para a área da Educação repete as medidas previstas no programa eleitoral do PS, que têm como objetivo a “melhoria das aprendizagens” e o “combate às desigualdades através da Educação”, no que diz respeito às desigualdades socioeconómicas que continuam a ser o principal preditor do insucesso escolar.

A aposta no sucesso escolar passa, entre outras medidas, pelo reforço de apoios aos alunos e às escolas que concentram mais casos de insucesso ou dificuldades de aprendizagem.