Campo Maior assinalou Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer

DiaDoenteAlzheimerCampo Maior foi palco da iniciativa Passeio da Memória, no passado dia 21 de setembro, uma ação que pretende sensibilizar a população para uma doença que afeta já 90 mil portugueses mas também para os cuidadores de doentes de Alzheimer, pessoas que lidam com a doença diariamente.

Esta iniciativa nunca seria possível sem o trabalho conjunto entre o Gabinete Alzheimer Maior da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, que lançou o desafio, o Município de Campo Maior, o GEDA – Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura, a Associação de Artes Plásticas de Campo Maior e o Posto Territorial de Campo Maior da Guarda Nacional Republicana.

 O Passeio teve como ponto de concentração o Jardim Municipal de Campo Maior, pelas 9h, donde saíram perto de uma centena de participantes para 6 km de caminhada que se focou em zonas que “despertam” a memória coletiva campomaiorense, nomeadamente antigas zonas abaluartadas e onde se notam traços de Campo Maior “antigo”, Praça da República, Convento de S. António, Casa-Museu de Santa Beatriz da Silva, Castelo de Campo Maior, Museu Aberto e Escola da Fonte Nova. 

A iniciativa culminou com a inauguração de uma exposição coletiva no Centro Cultural de Campo Maior intitulada “Traços do Cuidar”, que juntou os trabalhos de vários artistas em redor deste tema. Neste momento, que marcou o culminar de uma manha bastante rica em nome de uma causa nobre, a Vereadora Isabel Raminhas agradeceu todas as participações e contributos e realçou a importância do trabalho em rede como forma de alavancar e dar garantias de sucesso as diferentes iniciativas em Campo Maior. Por fim referiu que o Município quer continuar a estar sempre presente e disponível, pois é a soma destas atitudes que pode fazer de Campo Maior uma Vila Solidaria da Europa.