Skip to content

Feira do Queijo de Rio de Moinhos está de volta este sábado, depois do primeiro dia com bastante afluência

A Feira do Queijo de Rio de Moinhos está de volta para o segundo dia do certame a decorrer na tenda multiusos da freguesia, depois do primeiro dia com bastante afluência de interessados em degustar e comprar nos diversos expositores de queijos e enchidos.

Tendo esta localidade a tradição queijeira há já várias gerações, João Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, destaca que “Rio de Moinhos e os queijos sempre estiveram de mãos dadas, tanto que durante algum tempo esta feira foi realizada em Borba, mas de há um tempo para cá, Rio de Moinhos foi o local escolhido para realizar esta feira e faz todo o sentido”. O presidente frisa ainda que este certame é “fundamental para a expor estes produtos, tanto a nível de produtores como a nível do comércio do freguesia, em que temos mais turismo, o que é excelente para a economia local”.

Para o autarca, o queijo de Rio de Moinhos é diferenciado de todos os outros devido “à maneira como é feito, pois ainda é de forma artesanal e de uma sabedoria familiar que vai passando de geração em geração”, acrescentando que um outro ponto a favor é a “produção de leite a nível local” através das ovelhas criadas na região.

Quanto às atividades a decorrerem hoje neste certame, destaca-se o roteiro das tasca, apelidado o “Vamos fazer as onze”, acompanhado com grupos de Cante Alentejano, seguindo-se uma tarde de folclore e de fado com artistas provenientes do concelho de Borba a partir das 15h30. Já no horário da noite, às 21h a artista Micaela sobe ao palco para um espetáculo musical, finalizando o dia com mais uma noite jovem, com a organização da Comissão de Festas.

Compartilhe este artigo: