A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a relizar a Operação “Natal e Ano Novo 2024/2025”, até esta quinta-feira, dia 2 de janeiro.
Esta operação tem como objetivo “reforçar o sentimento de segurança dos cidadãos, através de ações de prevenção e de patrulhamento”, refere o capitão João Gaspar, da Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR.
Durante o período de Ano Novo, até dia 2 de janeiro, intensifica-se o patrulhamento em locais de festividades e concentração de pessoas, zonas residenciais, de diversão, comerciais e industriais, com o objetivo de garantir a segurança e tranquilidade pública.
A GNR está “particularmente atenta aos comportamentos de risco dos condutores, nomeadamente o excesso de velocidade, a condução sob o efeito do álcool e a utilização indevida do telemóvel”, realça João Gaspar.
Para que os condutores possam usufruir de uma época festiva em segurança, segundo o capitão, a GNR aconselha que o cidadão “efetue um planeamento cuidado das viagens, evitando os períodos do dia onde se prevê maior intensidade de tráfego. Descanse convenientemente antes de efetuar a viagem e, pelo menos de 2 em 2 horas, ou sempre que exista necessidade, efetuar curtas paragens. Adeque a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário. Evite manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou que, de alguma forma, possam originar acidentes, e adote uma condução atenta, cautelosa e defensiva, contribuindo para a redução dos índices de sinistralidade rodoviária”.
A GNR tem como objetivo que esta entrada no novo ano, seja um período caracterizado pela união de familiares e amigos, em segurança.