A reabertura do Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, decorreu esta manhã, que contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.
Em homenagem à poetisa que nasceu e cresceu em Vila Viçosa, Florbela Espanca, o renovado equipamento, que se encontra encerrado há já vários anos, abriu portas e recebeu a população do município que se sentou pela primeira vez nas cadeiras azuis do anfiteatro.
“Este é o primeiro grande momento. Estou orgulhoso”, indica Inácio Esperança, presidente da Câmara de Vila Viçosa. Depois do incêndio que deflagrou no cineteatro em 2023, todo o processo de recuperação do estabelecimento num investimento de um milhão de euros. “Quando vi o cineteatro a arder, queria arder com ele. Pensei que nunca mais o conseguia levantar” relembra o autarca.
Inácio Esperança realça que o município quis continuar com o nome da poetisa Florbela Espanca no cineteatro “por ser uma justa homenagem que merece”. O cineteatro pode ter no total 300 pessoas, este espaço “teve três projetos e um incêndio” em cima da mesa.
A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, que revelou a norma que o governo português está a preparar para as juntas de freguesia se candidatarem aos fundos comunitários do programa Portugal 2030, sendo esta “uma forma de valorizar o poder local e criar autonomização das próprias juntas de freguesia, uma vez que o valor que está em causa andará na ordem dos 120 e os 125 milhões de euros”.
A inauguração do novo espaço, contou também com a atuação do fadista José Geadas, que cantou o poema “Amar” de Florbela Espanca. O fadista foi convidado pelo município para cantar na reabertura do cineteatro que diz ser “parte da infância”.
Após a inauguração, o Cineteatro Florbela Espanca acolhe este sábado à noite um concerto da Banda da Força Aérea, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do Estado-Maior-General das Forças Armadas e da Evocação do “Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria”. O renovado equipamento este domingo vai exibir em três sessões, o filme “A Bruxa do Castelo de Vila Viçosa”. Neste que é um filme feito pelo Grupo de Teatro Amador de Vila Viçosa.