Encontram-se expostos no Centro Comunitário de Campo Maior os trabalhos realizados no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, celebrado a 17 de outubro, e o Dia Municipal para a Igualdade, que se assinala a 24 de outubro.
Os trabalhos em exposição foram produzidos pelo Atelier das Artes de Degolados, pelo Atelier da Loja Social, Centro Comunitário de Ouguela, Centro Educativo Alice Nabeiro, Junta de Freguesia de Degolados, Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) e Serviço de Emprego de Elvas do Centro de Emprego e Formação Profissional.
A atividade foi organizada pelo setor de Ação Social da Câmara Municipal de Campo Maior, em parceria com o Núcleo Distrital de Portalegre da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), o NAVVD e a Cruz Vermelha de Portalegre.
As datas celebradas visam apelar, sensibilizar e consciencializar toda a comunidade numa escala, não só local e nacional, mas também internacional, para valores fulcrais como a Igualdade e a Não-Discriminação.
Trata-se assim de uma iniciativa cidadã, um compromisso coletivo, onde se pretende envolver toda a comunidade, promovendo o respeito pelos Direitos Humanos, pois “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.
O tema proposto para este ano foi a criação de um local repleto de “Corações”, onde o lema é “Diferente por fora, Iguais por dentro”, princípio de aceitação, inclusão e não discriminação, na conceção de uma sociedade mais justa e igualitária.