Numa iniciativa aberta à comunidade e às instituições da região, os Enfermeiros de Reabilitação da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) organizam, esta sexta-feira, 18 de outubro, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas, a primeira Expo Reabilitar, ao mesmo tempo que promovem seu primeiro encontro com os núcleos de toda a região Alentejo.
Esta primeira edição do encontro, como explica o enfermeiro gestor do Serviço de Ortopedia do Hospital de Santa Luzia, Rui Cambóias, realiza-se numa altura em que o núcleo de Enfermagem de Reabilitação do Alto Alentejo se encontra “em fase de formação e consolidação”.
“É também a primeira vez que vamos conseguir congregar os núcleos de Enfermagem de Reabilitação das quatro sub-regiões do Alentejo, ou seja, Baixo Alentejo, Alentejo Central, Litoral Alentejano e nós próprios (Alto Alentejo), e associar a isso uma mostra, em que vamos ter stands, uns mais técnicos, outros mais institucionais, mas que vai ser uma mostra aberta à comunidade e às instituições da cidade e da região”, adianta o enfermeiro.
Com a iniciativa procura-se celebrar o arranque da Enfermagem de Reabilitação, ao nível do Alto Alentejo, que “era até ao momento, a única região que não tinha esse critério definido”, assim como assinalar a constituição dos núcleos dos enfermeiros especializados, de acordo com as recomendações da Ordem dos Enfermeiros. “Nós, em Portugal, temos por recomendação da Ordem seis tipos de enfermeiros especializados, com áreas muito específicas, que vão desde a obstetrícia, à médico-cirúrgica, à pediatria, à reabilitação, num conjunto de seis, que nós não temos até agora, mas que estamos em fase de formalização e de constituição”, explica Rui Cambóias, que revela ainda que o encontro termina, precisamente, com a realização de uma cerimónia de assinatura de constituição desses núcleos.
Durante o encontro, os profissionais terão possibilidade de partilhar experiências e aprofundar conhecimentos. Em debate estarão temas como “O papel das instituições na Enfermagem de Reabilitação”, “Parceiros na construção de indicadores sensíveis aos cuidados de Enfermagem de Reabilitação” e “O enfermeiro de Reabilitação e a transição dos cuidados”.
Rui Cambóias destaca ainda, no decorrer do evento, “um concurso público para a apresentação de posters”, denominado prémio “Comendador Rui Nabeiro”, que recorda como um “homem interessado e humanista, em questões de saúde”, bem como a colaboração dos alunos dos cursos profissionais de Restaurante e Bar e Turismo da Escola Secundária D. Sancho II na sessão de boas-vindas e no coffee break do encontro. “Vai ser uma parceria muito proveitosa para todos”, garante.
A Expo Reabilitar, de acesso livre do público, vai estar disponível para visita a partir das 8h30.