Praias de Odemira seguras durante mais tempo este verão

A época balnear nas praias do concelho de Odemira teve, este ano, início a 1 de junho, sendo que se prolonga até 30 de setembro. No total das 12 praias oficiais de Odemira, 11 têm Bandeira Azul e três são praias Zero Poluição. Oito águas balneares foram classificadas com Qualidade de Ouro.

“É importante destacar a qualidade das nossas praias e a segurança que vamos oferecer aos nossos munícipes e a todos aqueles que nos decidirem visitar. Esperamos uma época balnear que valorize as melhores praias de Portugal”, diz o vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira, Ricardo Cardoso.

Desta feita, as praias “vão estar mais seguras, durante uma fase mais dilatada no ano”, dado que a autarquia antecipou a abertura da época balnear, que antes só se iniciava a 15 de junho. Por outro lado, foi também prolongado o período de época balnear. Isto, garante Ricardo Cardoso, deve-se “à muita procura” que estas praias do concelho têm tido nos últimos anos.

A Bandeira Azul foi atribuída às praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Alteirinhos, Carvalhal e praia fluvial de Santa Clara. A associação ambientalista ZERO identificou três praias do concelho como Zero Poluição: Almograve, Alteirinhos e a Praia Fluvial de Santa Clara. A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza reconheceu como Qualidade de Ouro as águas balneares do Malhão, Franquia, Farol, Furnas, Almograve, Alteirinhos, Carvalhal e Santa Clara.

Destaque também para as quatro praias Acessíveis (Furnas Rio, Furnas Mar, Zambujeira do Mar e Carvalhal) e duas praias naturistas oficiais (zona mais a norte do Malhão e zona mais sul dos Alterinhos).

A vigilância das zonas balneares será assegurada pela Guardião – Associação de Nadadores-Salvadores do Concelho de Odemira e pela Seagull Rescue – Associação de Nadadores Salvadores de Grândola.