Elvas começou a celebrar, na manhã desta quinta-feira, os 50 anos do 25 de Abril, com o tradicional hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a Banda 14 de Janeiro a interpretar o Hino Nacional.
As bandeiras de Portugal, do Município de Elvas e da União Europeia foram hasteadas, respetivamente, pelo presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, pelo vereador Cláudio Monteiro e pela presidente da Assembleia Municipal, Graça Luna Pais.
Terminado este ato, a Banda 14 de Janeiro desfilou pelas ruas do Centro Histórico interpretando o tema “Grândola, Vila Morena”, uma das senhas musicais da Revolução dos Cravos.
O programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril contou, na manhã deste feriado nacional, com uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal dedicada à efeméride, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A presidente da Assembleia Municipal de Elvas, Graça Luna Pais, explicando que cada representante de cada grupo político teve oportunidade de expor “o que sente e que deseja para o país” nesta cerimónia “simbólica”, assegura que este é um dia que “deve ser sempre comemorado”.
“Penso que tem todo o sentido assinalar o dia na Assembleia Municipal, tanto que as Assembleias Municipais apareceram no pós-25 de Abril e nós não podíamos deixar passar estes 50 anos de democracia, de liberdade e de um Estado de direito sem fazermos referência a esta data”, diz ainda Graça Luna Pais.
Esta sessão teve início após o hastear das Bandeiras, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda 14 de Janeiro.