Ponte de Sor recebeu reunião ordinária de abril do Conselho Intermunicipal

O Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, local onde está exposto o mosaico de rolhas de cortiça premiado como recorde do Guiness em 2014, recebeu na passada quinta-feira, dia 11, a reunião ordinária do mês de abril do Conselho Intermunicipal da CIMAA.

O destaque principal vai para a ratificação do contrato para o desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo 2030, assinado recentemente pelo Presidente do Conselho Intermunicipal, Hugo Hilário. Uma nova janela de oportunidades para alcançar as respostas urgentes e necessárias para a população do Alto Alentejo, com um investimento previsto superior a 70 milhões de euros.

Os procedimentos de contratação pública relativos ao Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, continuam a pautar as reuniões do Conselho Intermunicipal da CIMAA. A complexidade do projeto e as demais atividades necessárias à sua concretização continuam a demonstrar união em torno deste projeto estruturante que irá beneficiar toda uma região, dando passos sólidos no sentido do cumprimento das metas inscritas no PRR.

Foi apresentado novo ponto de situação das candidaturas submetidas e aprovadas no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo (2020).

A CIMAA e os Municípios do Alto Alentejo continuam com uma das melhores taxas de execução do país (119,23%), de acordo com dados recolhidos no primeiro trimestre deste ano.

Antes da ordem do dia, o Comando Territorial de Portalegre da GNR apresentou aos autarcas o projeto EGUARD, que já se encontra em funcionamento em algumas regiões do país. Através de teleassistência, o seu objetivo passa por uma monitorização mais próxima da população idosa vulnerável e isolada, o que permitirá uma intervenção mais rápida, eficaz e adequada por parte das forças de segurança, no caso de serem necessárias.