BP Ultimate Rally Raid traz os melhores da modalidade ao Alentejo e Extremadura

Portugal e Espanha recebem entre os dias 2 e 7 de abril, o BP Ultimate Rally Raid, uma de cinco provas de qualificação para o campeonato do Mundo, da modalidade.

Esta prova que decorre entre o Alentejo, Ribatejo e Estremadura espanhola é organizada pelo Automóvel Clube de Portugal e o Motor Club Villafranca.

João Jordão, do Automóvel Clube de Portugal, revela que esta prova “terá a sua base, do lado português, em Grândola, e chega no dia 5 à Estremadura espanhola, entre Villa Franca de Los Barros e Fregenal de la Sierra”.

Esta é única prova disputada em território europeu, pelo que João Jordão demonstra-se “muito satisfeito” pela realização da mesma, considerando que “é a região mais adequada, a nível europeu, para este tipo de rallys”.

João Jordão adianta que esta prova passa por várias localidades do “Alentejo Litoral, Ribatejo, mas também do Alto Alentejo como é o caso de Ponte de Sor”.

Esta prova vai contar com “os melhores do mundo da modalidade”, sendo que até à data “há já mais 80 carros inscritos, aos quais se juntam mais cerca de 70 motos e squads”, ou seja, é um panorama de cerca de 150 concorrentes. Estas provas, diz ainda João Jordão, “são excelentes cartões de visita e ferramentas de promoção dos destinos turísticos”, esperando que se mantenha nestas regiões, por muitos e bons anos”.

Pedro Pecero, do Motor Club VillaFranca, outra das entidades organizadoras, demonstra-se “agardado” com a colaboração entre Portugal e Espanha, acreditando que esta prova “á top da Europa” e que “vai potenciar muito os dois países”.

Esta prova terá também uma vertente inlcusiva, acrescenta Pedro Pecero, uma vez que há uma colaboração com Associações de pessoas com incapacidade que serão voluntários.

Já o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, acredita que esta prova do campeonato do mundo “será um êxito”, realçando “a importância do evento, o seu retorno económico e de promoção destes territórios”.

Badajoz será a sede espanhola da corrida, em que os melhores pilotos do mundo irão percorrer cerca de 300 quilómetros, na Estremadura espanhola.

A apresentação do Rally Raid Portugal teve lugar esta segunda-feira, 18 de março, em Badajoz.