Campo Maior volta a celebrar a Procissão dos Passos

A tradicional Procissão dos Passos realizou-se na tarde deste domingo, 17 de março, em Campo Maior.

Com saída da Igreja Matriz da vila, e percorrendo os cinco “passos”, que representam parte das estações da Via-Sacra, esta procissão foi acompanhada pelos músicos da Banda 1º de Dezembro, com as habituais marchas fúnebres.

Esta cerimónia religiosa, que simboliza o percurso de Jesus Cristo até à cruz, e que foi conduzida pelos padres Francisco Bento e Rodrigo de Sousa Oliveira, contou com uma afluência significativa por parte dos mais devotos de Campo Maior.

“O Elvas” perde por 2-1 frente ao Fabril do Barreiro

“O Elvas” foi, na tarde deste domingo, 17 de março, ao campo do Fabril do Barreiro, perder por 2-1, em jogo da 24ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

Em desvantagem ao intervalo, os “azuis e ouro” ainda chegam ao empate, na segunda parte, ao minuto 73, por intermédio de Djaló, mas perto do final do jogo, aos 86 minutos, de penalty, o Fabril acaba por garantir a vitória.

Com a manutenção no Campeonato de Portugal garantida desde a jornada passada, com esta derrota, “O Elvas” mantém-se com os mesmos 35 pontos.

No próximo domingo, “O Elvas” vai até Évora, defrontar o Lusitano. O jogo tem início marcado, não para as 15 horas, como até aqui, mas às 16 horas.

Nógado e cavaca de Vimieiro registados como “Marca Nacional”

O Município de Arraiolos já procedeu ao registo do nógado e da cavaca de Vimieiro como “Marca Nacional”, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Sílvia Pinto, presidente da Câmara de Arraiolos revela que este registo resulta de “um trabalho desenvolvido ao longo de vários meses, em conjunto com os próprios produtores da cavaca e do nógado”. Depois de “recolhidas as receitas, captura das imagens da sua produção, foi criada uma imagem para estes produtos regionais e feito o registo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial”.

“Felizmente já anunciámos o registo da marca tanto da nógado como da cavaca de Vimieiro. São dois doces tradicionais do Vimieiro que têm a suas características próprias daquela população. É bom vermos que conseguimos registar este produto e o que esperamos, efetivamente, é promover o desenvolvimento económico, trazer mais pessoas à freguesia e que procurem mais esta doçaria”, referiu.

Sílvia Pinto, salienta ainda que “este registo vai permitir que próprios produtores, ao usarem esta marca, possam projetar de outra forma os seus produtos. Acreditamos que poderá ser feita aqui uma maior disposição, dar uma maior dinâmica não só aqui a nível do concelho ou da região mas em termos nacionais associar uma marca, associar uma imagem a um produto”.

Campo Maior já assistiu a “Sr. Rui – Um Homem do Povo”

O Centro Cultural de Campo Maior foi ontem, 16 de março, palco para a antestreia da série “Sr. Rui – Um Homem do Povo”, que conta a história de vida do Comendador Rui Nabeiro.

Protagonizada por José Raposo e Afonso Lagarto, a minissérie produzida pela Coral Europa, irá para o ar na TVI nos próximos dias 19 e 20 de março, ficando também disponível na plataforma de streaming Amazon Prime.

Na cerimónia que antecedeu a projeção da obra, o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, teve oportunidade de dar as boas-vindas e de agradecer a todos os envolvidos neste projeto, afirmando que “este será com toda a certeza um marco para Campo Maior que vê assim retratado, através da vida de Rui Nabeiro, um período importantíssimo da sua história recente”.

No momento participaram ainda João Manuel Nabeiro, presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro, e Leonel Vieira, o realizador da série.

Pedro Cidoncha e Daniela Pereira vencem segundo EuroBEC Granfondo

Pedro Cidoncha e Daniela Pereira são os vencedores absolutos da segunda edição do EuroBEC Granfondo, que teve, este domingo, 17 de março, início e fim em Elvas.

Todos os vencedores das diferentes provas desta competição de ciclismo, que voltou a unir as três localidades da Eurocidade (Elvas, Campo Maior e Badajoz), receberam os seus prémios, numa cerimónia que teve lugar, ao início da tarde, na Praça D. Sancho II.

Em representação da Câmara Municipal de Campo Maior, nesta cerimónia de entrega de prémios, o vice-presidente Paulo Pinheiro, dizendo-se expectante para a edição do EuroBEC Grafondo do próximo ano, a ter início e fim na vila, assegurava que esta voltou a ser “uma grande prova”.

“Acho que a nível de organização e de percurso, foi extraordinário”, diz ainda Paulo Pinheiro, tendo a esperança que, para o próximo ano a prova cresça mais, com mais participantes.

Nesta cerimónia estiveram também presentes o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, a vice-presidente Anabela Cartas, o vereador Hermenegildo Rodrigues, a presidente da Assembleia Municipal de Elvas, Graça Luna Pais, o presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho, o vereador do Munípio de Badajoz, Juan Parejo Fernández, e ainda um representante da GNR, a par do diretor da Bike Services, Manuel Zeferino, e o padrinho da prova, Bruno Pais.

Caminhada Solidária da Secundária de Elvas na terça-feira

A terceira edição da Caminhada Solidária, promovida pela Escola Secundária D. Sancho II, está marcada para terça-feira, dia 19 de março, desta feita, em prol do MAAE (Movimento Animal Associação de Elvas).

Neste dia, e porque se trata de uma iniciativa solidária, em prol do Movimento Animal Associação de Elvas, como revela Carlos Grilo, membro da direção do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, “os participantes podem contribuir com donativos, entre outros, como mantas e alimentação”. Esta caminhada, que tem sempre “muita adesão”, revela Carlos Grilo, “é aberta à população em geral, sendo que para além dos alunos da secundária participam também os da Universidade Sénior”.

Para Carlos Grilo, esta é “uma forma de os alunos participarem em ações de solidariedade e voluntariado”, adiantando que, ao longo, do ano, desenvolvem outro tipo de ações, nomeadamente destinados aos lares do concelho.

O percurso, com início marcado para as 9 horas, nos campos da escola, tem cerca de cinco quilómetros e percorre várias artérias da cidade.

Ao longo do percurso haverá postos de animação cultural, nomeadamente com a atuação das Roncas D’ Elvas, momentos de dança dinamizados pelos alunos, entre outras atividades. A caminhada conta ainda com o apoio da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, para acompanhar o estado de saúde dos caminhantes.

“O Elvas” defronta esta tarde o Fabril do Barreiro

“O Elvas” desloca-se na tarde deste domingo, 17 de março, até ao Barreiro, para defrontar o Fabril, em jogo da 24ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

Hoje, à mesma hora, jogam-se também os seguintes jogos: Oriental – Vitória de Setúbal; Juventude de Évora – Louletano; Barreirense – Real; Vasco da Gama da Vidigueira – Serpa; Sintrense – Moncarapachense e Lusitano de Évora – Imortal.

“O Elvas” ocupa, neste momento, o quinto lugar da tabela classificativa, com 35 pontos. Já o Fabril  está em nono lugar, nesta Série D, e tem 29 pontos.

O jogo entre os “azuis e ouro” e o Fabril conta com relato na Rádio Campo Maior.

Campo Maior celebra a Semana da Leitura de 18 a 22 de março

A Semana da Leitura vai decorrer, entre segunda e sexta-feira, de 18 a 22 de março, em Campo Maior, sob o lema “A Liberdade de Ler”.

De entre as iniciativas programadas, o maior destaque vai paraa celebração do Dia Mundial da Poesia, a 21 de março, quinta-feira, com “Poesias de Abril”, às 15 horas, na Biblioteca Municipal João Dubraz, onde, no sábado, dia 23, à mesma hora, é apresentado o livro “Constrói a Tua Vida”, de Elsa Margarida Candeias.

A organização desta Semana da Leitura é da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Mayor, com o apoio, entre outros, do Município de Campo Maior.

Ciclistas de cerca de 15 países diferentes partem de Elvas para segundo EuroBEC Granfondo

Mais de 1.400 ciclistas arrancaram, na manhã deste domingo, 17 de março, de Elvas, para a segunda edição do EuroBEC Granfondo, que inclui passagens por Campo Maior e Badajoz.

Distribuída por três distâncias, o Minifondo de 57 quilómetros, o Mediofondo de 113 e o Granfondo de 152, a partida da prova foi dada às 9 horas, na Avenida de Badajoz, na presença do presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, do alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera e da coordenadora da EuroBEC, Sol Giralt.

Lembrando que são “mais de dez mil pessoas” que, por estes dias, têm estado em Elvas, devido à prova, Rondão Almeida assegura que este é “mais um dos grandes eventos desportivos” que se realizam na cidade. “Elvas tem vindo a receber grandes eventos, como a Volta a Portugal, temos o Mundialiato de futebol e, no ano passado, apostámos, através da EuroBEC, neste Granfondo”, recorda.

“Até Elvas, acabam por vir pessoas de 15 países, num total de 1.500 adultos em cima de uma bicicleta. São essas famílias todas a consumir nos nossos alojamentos, hotéis e na restauração, com alguns a fazer compras para levarem daqui as suas lembranças”, diz o autarca, dando conta a importância da prova para a economia local.

Por outro lado, e tendo em conta os constrangimentos causados ao trânsito, sobretudo na Avenida de Badajoz, Rondão Almeida apela à “paciência” de todos, assegurando que, se assim não for, estas provas não se podem realizar na cidade. Pedindo para que os elvenses promovam “tudo o que de bom” acontece em Elvas, o presidente diz que já “chega de contestação”.

Garantindo ainda que Elvas é a cidade do interior do país com “maior oferta turística”, tendo mais de mil camas e 1.500 lugares nos seus restaurantes, o presidente da Câmara recorda ainda que o número de visitantes que Elvas recebia antes da sua classificação enquanto Património da Humanidade, nada tem a ver com os registados hoje em dia.

Para Ignacio Gragera, esta prova, “já consolidada”, volta a revelar-se “um grande êxito”, à semelhança do que aconteceu, no ano passado, em Badajoz. “No ano passado, em Badajoz, a prova esta cheia de portugueses, e hoje, em Elvas, está cheia de espanhóis”, assegura, dando conta de que é precisamente com o objetivo de envolver, sobretudo, as populações dos países que se realiza esta prova, no âmbito da EuroBEC.

Com organização da BikeService, este EuroBEC Granfondo tem como parceiros institucionais as autarquias de Elvas, Campo Maior e Badajoz. A cerimónia de entrega de troféus está marcada para as 14 horas, tendo lugar, junto ao pódio, instalado na Praça D. Sancho II.

 

CEAN leva “Harmonia Emocional” ao Centro Cultural este domingo

“Harmonia Emocional” é o nome do musical, do Centro Educativo Alice Nabeiro, que é apresentado ao público, na tarde deste domingo, 17 de março, no Centro Cultural de Campo Maior.

O professor Sancho Moura, responsável pelo guião deste musical, em conjunto com o ChatGPT, revela que a questão fundamental desta peça é a “inteligência artificial, humana e emocional”. “Este musical tem como questão fundamental a introdução da inteligência artificial e como esta pode ajudar a combater o tema da guerra, pelo que o guião foi escrito em parceria com o ChatGPT para que as pessoas entendam que há uma resposta, por parte da inteligência artificial para unir os povos, através da compreensão das emoções e união dos povos”, explica.

Também as músicas desta peça foram escritas através da inteligência artificial. O professor espera que “as pessoas se divirtam com este musical” e, por outro lado, que possa lançar o debate, junto do público, sobre as vantagens e desvantagens da inteligência artificial”.

Já Ana Paio, uma das responsáveis pelo Clube de Teatro no Centro Educativo Alice Nabeiro revela que este espetáculo “é diferente e inovador”, esperando ter “casa cheia” no Centro Cultural, porque segundo diz, “o público é que faz o teatro e sem ele a emoção não é a mesma. Em palco, acrescenta Ana Paio, vão estar cerca de 12 crianças, dos 7 aos 13 anos, considerando que a preparação da peça é importante para debater e refletir sobre as mensagens do texto.

A peça de teatro “Harmonia Emocional” é apresentada, às 17 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

Os bilhetes têm o custo de três euros e podem ser adquiridos no Centro Cultural ou em ticketline.pt.