Ciclistas de cerca de 15 países diferentes partem de Elvas para segundo EuroBEC Granfondo

Mais de 1.400 ciclistas arrancaram, na manhã deste domingo, 17 de março, de Elvas, para a segunda edição do EuroBEC Granfondo, que inclui passagens por Campo Maior e Badajoz.

Distribuída por três distâncias, o Minifondo de 57 quilómetros, o Mediofondo de 113 e o Granfondo de 152, a partida da prova foi dada às 9 horas, na Avenida de Badajoz, na presença do presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, do alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera e da coordenadora da EuroBEC, Sol Giralt.

Lembrando que são “mais de dez mil pessoas” que, por estes dias, têm estado em Elvas, devido à prova, Rondão Almeida assegura que este é “mais um dos grandes eventos desportivos” que se realizam na cidade. “Elvas tem vindo a receber grandes eventos, como a Volta a Portugal, temos o Mundialiato de futebol e, no ano passado, apostámos, através da EuroBEC, neste Granfondo”, recorda.

“Até Elvas, acabam por vir pessoas de 15 países, num total de 1.500 adultos em cima de uma bicicleta. São essas famílias todas a consumir nos nossos alojamentos, hotéis e na restauração, com alguns a fazer compras para levarem daqui as suas lembranças”, diz o autarca, dando conta a importância da prova para a economia local.

Por outro lado, e tendo em conta os constrangimentos causados ao trânsito, sobretudo na Avenida de Badajoz, Rondão Almeida apela à “paciência” de todos, assegurando que, se assim não for, estas provas não se podem realizar na cidade. Pedindo para que os elvenses promovam “tudo o que de bom” acontece em Elvas, o presidente diz que já “chega de contestação”.

Garantindo ainda que Elvas é a cidade do interior do país com “maior oferta turística”, tendo mais de mil camas e 1.500 lugares nos seus restaurantes, o presidente da Câmara recorda ainda que o número de visitantes que Elvas recebia antes da sua classificação enquanto Património da Humanidade, nada tem a ver com os registados hoje em dia.

Para Ignacio Gragera, esta prova, “já consolidada”, volta a revelar-se “um grande êxito”, à semelhança do que aconteceu, no ano passado, em Badajoz. “No ano passado, em Badajoz, a prova esta cheia de portugueses, e hoje, em Elvas, está cheia de espanhóis”, assegura, dando conta de que é precisamente com o objetivo de envolver, sobretudo, as populações dos países que se realiza esta prova, no âmbito da EuroBEC.

Com organização da BikeService, este EuroBEC Granfondo tem como parceiros institucionais as autarquias de Elvas, Campo Maior e Badajoz. A cerimónia de entrega de troféus está marcada para as 14 horas, tendo lugar, junto ao pódio, instalado na Praça D. Sancho II.