Cinco municípios do Alentejo Central promovem vinho e património na candidatura a “Cidade do Vinho”

Alandroal, Borba, Estremoz, Vila Viçosa e Redondo são os cinco municípios do Alentejo Central que se uniram para formalizar uma candidatura conjunta a “Cidade do Vinho”, em 2025.

Estes municípios contam com o apoio da Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo, juntamente com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O presidente da câmara de Borba, António Anselmo, recorda que há uns anos Borba já concorreu de forma isolada, sendo que agora surgiu a ideia de fazerem esta candidatura conjunta, acreditando que será “uma candidatura vencedora”. António Anselmo diz que “o importante não é cada terra isoladamente, mas sim promover a região num todo, isso é que conta”.

O autarca revela que a primeira reunião foi “de concordância” em avançar com esta candidatura.

Para António Anselmo, o avançar desta candidatura “mostra a coesão da região”, acrescentando que “começámos com o Serra d’ Ossa e vamos naturalmente continuar com outras coisas, até porque cada concelho é muito bom isoladamente, mas no total somos todos muito melhores e iremos conseguir aquilo que nós pretendemos, que é dinamizar a região e esta zona fabulosa que envolve a Serra d’Ossa, mas acima de tudo também envolve a zona dos mármores.”

António Anselmo afirma que esta candidatura passa por uma promoção interna e externa, na promoção do vinho e do património destas cinco localidades. “A candidatura baseia-se numa promoção interna e depois promoção externa, bem como, uma série de eventos feitos em cada uma das localidades, como a abertura e o encerramento, mas também atividades lúdicas e culturais”.

Vila Viçosa, e “apesar de neste momento contar apenas com duas adegas de vinho, tem uma grande tradição vitivinícola”, lembra Inácio Esperança, presidente da Câmara, afirmando que Vila Viçosa “tem muito património”. Este é acima de tudo “um grande desafio”, diz o autarca, garantindo que Vila Viçosa se associa com pouco vinho, mas com o muito património e cultura que tem”.

Já João Grilo, presidente da Câmara de Alandroal, garante que esta candidatura procura “apresentar-se forte”, com a união destes cinco municípios, que “é extremamente importante”. O presidente sublinha que o objetivo “é promover o setor vitivinícola dos cinco concelhos, tendo presente que em alguns tem mais expressão do que noutros”.

Esta candidatura, para João Grilo, “demonstra o trabalho conjunto, entre os cinco municípios, com o qual as populações têm muito a ganhar”.

O título de Cidade do Vinho é promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho. A “Cidade do Vinho 2025” pretende promover e realizar um vasto conjunto de atividades e iniciativas, ligadas ao vinho, com visibilidade regional, nacional e internacional e envolvimento de todos para reforçar e consolidar o território, a produção de vinha e do no Alentejo, em especial, no território da Serra d’Ossa.