Projeto Alentejo Global Export promove internacionalização das PME da região

Alentejo Global Export é o nome do projeto promovido pelo Núcleo Empresarial da Região de Évora, a Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral e a Associação Empresarial da Região de Portalegre.

Este projeto “tem como objetivo promover a internacionalização das pequenas e médias empresas, da região, agregando esforços entre estas três associações e poder prestar um melhor serviço às empresas da região”. Como revela Paula Paulino, responsável pelo projeto no NERE, existem duas formas de promoção, por um lado a presença em eventos e feiras internacionais, por outro, as missões inversas.

As missões inversas preveem que “importadores e distribuidores reúnam em Portalegre, Évora e Beja, durante um dia, com as empresas, onde estas apresentam os seus produtos, já relativamente às feiras, haverá já no final deste mês e início de setembro uma feira, na Alemanha, dedicada ao mercado gourmet na região, que foi identificado como um mercado de excelência para os produtos portugueses, que apesar da sua pouca produção têm elevada qualidade”, adianta Paula Paulino.

Qualquer empresa, com sede no Alentejo, se pode candidatar a este projeto, que “tem sempre as inscrições abertas”. No entanto, “para o evento, que vai decorrer na Alemanha, as inscrições já estão encerradas, nesta fase estão já a ser recolhidos os cerca de 100 produtos das 60 empresas que se inscreveram”.

Paula Paulino adianta ainda que, desde 2015 que as associações empresariais reúnem esforços para que as empresas “promovam a internacionalização dos produtos do setor agroalimentar, de forma mais sustentada”.

A responsável pelo projeto explica ainda que as empresas devem inscrever-se na plataforma destinada ao projeto, em https://alentejoexportarmais.pt/, para que seja uma plataforma de utilização constante tanto para os importadores, como para as próprias empresas.

Alentejo Global Export, um projeto que tem como objetivo a promoção e internacionalização dos produtos agro alimentares e turísticos da região Alentejo.