DECO: informe-se sobre qual o aquecimento mais económico para a sua residência

Recentemente as temperaturas têm baixado bastante, marcando o início do inverno, em que o aquecimento e bem-estar das casas se tornam uma prioridade de todas as famílias.

Com a crescente procura por aquecimento residencial, é fundamental que os consumidores avaliem cuidadosamente a eficiência energética do seu sistema de aquecimento.

Optar pelo mais eficiente, não só proporciona conforto, como também contribui, significativamente, para a redução dos custos de energia. Nesse contexto, tecnologias, como bombas de calor e sistemas de aquecimento solar, ganham relevância, oferecendo alternativas mais sustentáveis e eficazes ao consumidor.

Apesar destas terem um valor de investimento elevado, o consumidor sentirá no seu orçamento uma clara compensação em termos de poupança de energia e consequentemente na fatura de eletricidade.

Um isolamento térmico eficiente limita as perdas e trocas de calor do interior com o exterior da casa. As portas e janelas representam cerca de 20% das perdas de calor de uma casa e as paredes e divisórias entre 25% a 30%.

As coberturas podem, igualmente, causar perdas de calor acima de 30%, especialmente no inverno. Para se ter um bom isolamento é fundamental que se apostar nestas áreas.

Tudo para saber sobre este tema na rúbrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo: