500 milhões de euros e cinco anos para a ferrovia Caia-Évora

LinhaFerroviariaRCMA construção da linha ferroviária entre a fronteira do Caia e Évora vai custar 500 milhões de euros e a obra deve estar concluída em 2020. Este caminho-de-ferro proporciona a ligação, em Portugal, aos portos atlânticos de Sines, Setúbal e Lisboa e, em Espanha, o acesso ferroviário a Badajoz e Madrid. Os primeiros três concursos já foram lançados pela Infraestruturas de Portugal (IP), para concretizar a nova ligação ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia.

A revelação foi feita pela Infraestruturas de Portugal, empresa que resulta da fusão da Refer e da Estradas de Portugal, que anuncia terem sido lançados três concursos para projetar a obra, cada um com um prazo de execução de 15 meses: um para coordenação técnica do projeto, com preço base de 2,5 milhões de euros; outro para via, geotecnia e serviços, com um preço base de 2,9 milhões de euros; e outro para obras de arte e estruturas especiais, com um preço base de 5,1 milhões de euros.

Para estes três concursos foram já qualificados nove candidatos, dos quais sete são agrupamentos de empresas projetistas.

A Infraestruturas de Portugal indica que, por outro lado, em breve, avançam os procedimentos do concurso de obras na linha do Leste, para as ligações à nova linha Évora-Caia, no concelho de Elvas, com um preço base de 900 mil euros.

O lançamento destes concursos cumpre o previsto no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014-2020, que define a construção da ligação ferroviária dos portos de Sines, Setúbal e Lisboa a Évora e Elvas-Caia e, daí, a Madrid.

Este corredor internacional, de acordo com o plano estratégico referido, “visa assegurar a ligação ferroviária entre o Sul de Portugal e a Europa, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, permitindo a articulação com os portos de Sines e Setúbal”.