O InnovPlantProtect (InPP) comemora esta quara-feira, dia 24 de janeiro, em Elvas, o seu quinto aniversário e vai assinalar a data com um dia aberto à comunidade elvense, às empresas e produtores agrícolas, e à comunidade académica.
O evento comemorativo visa celebrar e dar a conhecer aos participantes a inovação científica e tecnológica desenvolvida pelo laboratório colaborativo (CoLAB) na proteção de culturas, de forma a encontrar soluções de impacto para os desafios agrícolas e societais que possam contribuir para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.
Com “quatro pedidos de patentes para diferentes produtos e mais de dois milhões de euros angariados em projetos de inovação e desenvolvimento”, e ainda que tenha nascido em 2019, só em 2020 é que o laboratório colaborativo começou a desenvolver a sua atividade em prol da proteção de culturas de pragas e doenças, através de soluções biológicas e digitais, de acordo com o diretor executivo do InnovPlantProtect, Pedro Fevereiro.
Nesta comemoração do quinto aniversário, adianta o responsável, procura-se, por um lado, “mostrar o trabalho desenvolvido” e, por outro, “dar a conhecer os produtos já disponíveis”. Numa “expectativa de evolução”, a intenção é de que o InnovPlantProtect, até final do próximo ano, possa já ter 12 patentes submetidas. Pedro Fevereiro recorda ainda que, até então, foram atraídos para fazer parte deste projeto, em Elvas, profissionais, entre investigadores e técnicos, oriundos de toda a parte do mundo.
Presentes na comemoração, amanhã, estarão diversas personalidades e entidades nacionais e internacionais ligadas à agricultura e a biotecnologia. A abertura do evento, nas instalações do pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), que se realiza a partir das 14h35, contará com a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira. A partir das 15h15 decorrerá uma sessão com os diretores dos cinco departamentos do CoLAB, que respondem à questão “Que inovação se produz no InPP?”.
A sessão de encerramento terá lugar pelas 16 horas e ficará a cargo de Pedro Fevereiro, do presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, do secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Caleira Rodrigues, em representação da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato (sujeita a confirmação). Por fim, decorrerá um beberete e bolo de aniversário.