Recolha de resíduos perigosos jé é feita em Évora

Foi inaugurado, em Évora, um serviço de proximidade destinado à deposição de resíduos perigosos. Trata-se de um ponto de recolha itinerante concebido e gerido pela GESAMB, Gestão Ambiental de Resíduos EIM, que, para além de Évora, deverá servir todo o distrito até maio de 2022.

Este novo serviço, designado por Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P), foi concebido com o propósito de recolher em segurança os resíduos que são demasiado perigosos para serem colocados no lixo comum. Totalmente gratuito, irá funcionar em regime itinerante com estadias de 5 a 21 dias por local e com a presença de um técnico dedicado para o esclarecimento de dúvidas e aconselhamento dos cidadãos interessados. Em Évora, o ponto de recolha foi instalado na Praça 1 de Maio, onde fica até ao próximo dia 12.

São considerados resíduos perigosos muitos dos objetos comuns presentes em todas as habitações, quer pelo potencial risco de contaminação na utilização ou armazenagem, quer no momento em que são descartados de forma imprópria no lixo comum. É o caso dos cosméticos, telemóveis, eletrodomésticos, lâmpadas, aerossóis, produtos de limpeza, pesticidas, tintas, vernizes, pilhas, baterias, etc. São objetos de uso quotidiano, perfeitamente seguros, mas que possuem na sua composição materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes.

A disponibilização da unidade especial de recolha para este tipo de resíduos, pioneira no nosso País, vai abranger os habitantes dos 12 concelhos do distrito de Évora durante os próximos sete meses. Esta é uma boa oportunidade para descartar estes resíduos em segurança e com a garantia de que não irão causar danos ou contaminar o ambiente natural.