Elvas: comunidade ajuda a concretizar sonhos de Natal dos utentes do Lar Júlio Alcântara Botelho

À semelhança do que já tinha feito no ano passado, o Lar Júlio Alcântara Botelho, em Elvas, tem procurado, com a ajuda de todos aqueles que se queiram associar à causa, concretizar um sonho de Natal dos utentes, com a oferta de prendas.

Através das redes sociais, cada um dos utentes deu a conhecer o presente que gostaria de receber, sendo que, de acordo com o diretor técnico do lar, Paulo Pires, as prendas estão praticamente todas asseguradas. O grande objetivo da iniciativa, diz ainda, é “envolver os utentes na comunidade”.

A verdade é que grande maioria dos utentes acaba por passar o Natal na instituição. “Alguns, com falta de suporte familiar, mantêm-se aqui – que são a maioria – e outros vão passar o Natal a casa com a família e depois regressam à instituição”, adianta Paulo Pires.

Já esta sexta-feira, 15 de dezembro, a instituição promove a sua habitual festa de Natal, nas instalações da Sociedade de Instrução e Recreio (SIR), a partir das 16h30, até porque o lar ainda se encontra ainda em obras. A expectativa é que esta intervenção, que vai permitir ao lar acolher um total de 81 utentes, esteja concluída já no início de janeiro.

A Rádio Campo Maior esteve ainda à conversa com alguns dos utentes do lar sobre esta época de natal e sobre os presentes que gostariam de receber. Manuel Vilas, por exemplo, revela que gosta de receber livros, tendo, só este ano, lido mais de 40. Para Eliseu Cruz, que já nem se lembrava do presente que pediu, o natal é sinónimo de “família em harmonia”.

Joaquim Rodrigues, que confessa ser guloso, conta que pediu, desta vez, chocolates, enquanto Florival Belém, de Vila Viçosa, ainda antes de falar sobre esta época de Natal, quis presentear os ouvintes da Rádio Campo Maior e Rádio ELVAS com uma das suas muitas quadras, que é possível ouvir na reportagem que apresentamos no podcast abaixo.