Skip to content

Elvas: cerca de 1600 crianças tocam ronca e “Cantam ao Menino” no Coliseu

Cerca de 1600 crianças do ensino pré-escolar e de primeiro ciclo do concelho de Elvas, a par de encarregados de educação e profissionais da área educativa, vão estar reunidas, amanhã, sexta-feira, 15 de dezembro, no coliseu da cidade, a tocar ronca e a “Cantar ao Menino”, numa organização da associação juvenil Arkus.

Esta é uma iniciativa que a Arkus quer inscrever no livro de recordes do Guinness, como sendo o evento que reúne o maior número de pessoas a “Cantar ao Menino” e a tocar ronca.

Trata-se de uma iniciativa, à semelhança daquilo que já aconteceu no ano passado, promovida pela associação juvenil Arkus, no âmbito do projeto “Viver a Tradição”. Este projeto foi criado com o objetivo de manter viva esta tradição de natal, que quase caiu em esquecimento.

Para que o evento possa ser um sucesso, a Arkus andou a percorrer as escolas, ao longo das últimas semanas, para ajudar as crianças a produzirem as suas roncas e também para as ensinar a cantar ao menino.

Amanhã, o evento, que decorre entre as 10 horas e o meio-dia, explica o presidente da associação juvenil, o professor Carlos Beirão, terá o seu momento alto quando, por volta das 11 horas, as crianças cantarem, em conjunto com o grupos das Roncas d’Elvas, músicas natalícias, acompanhadas pelas suas roncas.

“Vamos ter um alinhamento de várias atividades musicais, com vários grupos, de forma a dar a conhecê-los, e também dinamizar o próprio momento em que, depois, todos iremos tocar ronca ao mesmo tempo”, explica ainda Carlos Beirão.

Compartilhe este artigo: