Campo Maior: sopas que “aquecem a alma e o coração” no Azeitona

Várias sopas tradicionais têm, até á próxima quarta-feira, dia 15 de novembro, um grande destaque na ementa do Azeitona – Tapas Bar, um dos restaurantes de Campo Maior aderentes a mais uma Quinzena Gastronómica promovida pela Câmara Municipal.

Ainda que o estabelecimento localizado no jardim municipal da vila tenha feito uma maior divulgação, por esta ocasião, de três sopas em específico, diz a proprietária Isabel Martins – ou Babel, como é mais conhecida – a oferta deve ser “mais variada”, pelo que acaba por ir além das tradicionais sopas de feijão com couve, de tomate e açorda. “Achamos que devemos variar a oferta, para além dessas sopas que estão anunciadas, e temos, por exemplo, sopa de cação, cozido à portuguesa e vamos aproveitar também os caldos do sabor da carne e da couve para fazer sopa do cozido”, adianta.

A verdade é que as sopas fazem parte da ementa do restaurante, ao longo de todo o ano. Mas se no verão, é o gaspacho que tem maior saída, ou não fosse uma “sopinha fresca”, nesta altura, em que o frio já se faz sentir, os clientes preferem as sopas mais “aconchegantes” e típicas do Alentejo.

Babel do Restaurante Azeitona – Tapas bar

No Azeitona, os pratos confecionados seguem sempre as receitas mais tradicionais. “É não mexer para não estragar”, diz Babel, que prefere manter todos os pratos com “o sabor original de antigamente”. No restaurante, privilegiam-se “as sopas tradicionais do Alentejo, todas as sopas da panela, que aquecem a alma e o coração”.

Estas quinzenas são importantes, diz ainda a proprietária do Azeitona – Tapas Bar, porque “dinamizam” e ajudam a divulgar a restauração de Campo Maior”. “Nós, por acaso, apelámos ao Município para tentar fazer uma divulgação aos meios de comunicação porque, para mim, quinzena sem divulgação não tem impacto”, remata.

A Quinzena Gastronómica das Sopas, promovida pelo Município de Campo Maior, decorre em oito restaurantes do concelho, até quarta-feira, com o objetivo de promover as tradições gastronómicas e apoiar e dinamizar a economia local.