“Chama da Solidariedade” em Elvas mostra importância das IPSS e as suas dificuldades

Foi pela mão dos Bombeiros de Elvas que a “Chama da Solidariedade” chegou esta manhã de quarta-feira, 11 de outubro, à Praça da República de Elvas, depois de já ter percorrido alguns concelhos do distrito.

A iniciativa “Festa da Solidariedade” vai já na sua 16ª edição, sendo que todos os anos é escolhido um distrito, e este ano foi o de Portalegre, numa atividade promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e pela União distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Para o vice-presidente da Confederação, Eleutério Alves, esta festa da solidariedade “representa muito”, destacando “o espírito solidário das instituições do distrito e onde a solidariedade é um gesto, é um abraço e existe mesmo, aqui não estou surpreendido, porque todo o interior é solidário, devido às dificuldades e poucos recursos, tem de ser criativo e inventar muitas soluções, para os problemas e somos os melhores gestores de custos, para equilibrar financeiramente as instituições”.

Eleutério Alves diz que as IPSS “têm um papel fundamental, no distrito, e são uma grande riqueza para a comunidade”. As dificuldades que as IPSS enfrentam neste momento é outra das mensagens que se pretende passar, adianta ainda o vice-presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade. Eleutério refere que “é preciso que os parceiros percebam a sItuação das IPSS, porque garantem a paz social no país, com o seu trabalho tiram muita gente da miséria e dão dignidade a muitas pessoas, espero que as pessoas sintam vaidade e orgulho nas suas IPSS”.

João Carlos Laranjo, presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Portalegre refere que se pretende que este seja, sobretudo, “um momento de reflexão e transmitir este valor às crianças e jovens, porque, para alem de dar a conhecer o trabalho nas instituições, que não é fácil e não queremos que diminua a qualidade dada aos utentes, pelo que é necessário mais financiamento”.

Paulo Pires vogal da União distrital e diretor técnico do Lar Júlio Alcântara Botelho considera que este “é um momento único para mostrar a força das IPSS do concelho e do distrito”.

Luís Mendes, presidente da direção da APPACDM de Elvas, considera que a solidariedade deve “estar sempre presente, principalmente, numa altura em que este setor atravessa várias dificuldades”.

A Chama da Solidariedade que chegou esta manhã ao coração da cidade, pelas mãos dos bombeiros de Elvas. No local estiveram presentes os utentes do Lar Júlio Alcântara Botelho, e da APPACDM de Elvas, bem como crianças de algumas instituições da cidade. Depois dos discursos seguiu-se um momento musical pelo professor Vlad, em conjunto com os utentes da APAACDM.