Alunos do Porto vencem Concurso Europeu para Jovens Cientistas

Um grupo de alunos portugueses, do Colégio Luso-Francês, no Porto, venceu, este mês, o Concurso Europeu para Jovens Cientistas, organizado pela Comissão Europeia, com um projeto que propõe regenerar tecido ósseo através do uso de teias de aranha.

O projeto de Afonso Nunes, Inês Cerqueira e Mário Onofre assenta na proposta de produção simultânea de seda de teia de aranha, recombinante com um péptido bioativo, que demonstra ter propriedades regenerativas do tecido ósseo.

O grupo, com este projeto, identificou ainda a capacidade de produção de hidrogénio verde como subproduto do uso de uma bactéria marinha, sendo que o “produto final poderá ter aplicações na mitigação da osteoporose, ao possibilitar a produção ‘in vitro’ de osteoblastos, células responsáveis pela síntese orgânica da matéria óssea”.

Estes alunos receberam um prémio monetário de 7.500 euros e ainda a possibilidade de acesso a uma experiência de uma semana no European XFEL – European X-Ray Free-Electron Laser Facility, em Hamburgo.

Este é o tema desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo: