O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), no âmbito do Clube Ciência Viva, participou na 16ª edição do Congresso Nacional Cientistas em Ação.
A participação dos alunos do CEAN esteve dividida em dois dias. No dia 27 de abril participaram no concurso com três projetos com alunos do 1º ciclo. Os projetos de investigação apresentados foram os seguintes:
1- “Levitar será magia ou ciência!? Poderá um comboio levitar” de Martin Carrilho, João Pinto e Guilherme Martel (3º ano CEAN)
2- “Shiitake e Pleurotus! Análise dos substratos e variáveis de cultivo e crescimento” de Caetana Carrilho, Beatriz Gaita e Jorge Passinhas (3º, 4º ano CEAN)
3- “Os grãos mágicos: Porque brilham alguns grãos de café?” de Madalena Caldeira e Gabriel Soeirinho (3º ano CEAN)
Após apresentação, discussão e avaliação pelo júri do concurso foi atribuído neste escalão o prémio Menção Honrosa ao projeto “Shiitake e Pleurotus! Análise dos substratos e variáveis de cultivo e crescimento” de Caetana Carrilho, Beatriz Gaita, Jorge Passinhas (3º, 4º ano CEAN). Cabe destacar a excelência das restantes apresentações e o trabalho desenvolvido por todos os alunos.
No dia 28 de abril e já na categoria de 2º e 3º ciclo com alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade, os projetos a concurso pelo CEAN foram:
1- “Eutrofização em bacias hidrográficas e a produção de cianobactérias” de Marta Pepê e Gabriel Bicho (5º ao 6º ano CEAN)
2- “Calcudoku, ginástica mental com lógica matemática” de António Grifo, Francisca Tavares, Miguel Maia, Tomás Nanita, Ricardo Chibanga e Tomás Parente (6º ano CEAN)
3- “Egresso ao passado”, grupo de teatro do CEAN.
No decorrer destas apresentações foi premiado o projeto “Eutrofização em bacias hidrográficas e a produção de cianobactérias” de Marta Pepê e Gabriel Bicho (5º ao 6º ano CEAN) com o 3º lugar e o musical “Egresso ao passado”, grupo de teatro do CEAN com uma menção honrosa.
Os projetos irão ser apresentados novamente no decorrer da Semana da Ciência do CEAN, em junho.