AREANATejo comemora os seus 20 anos

Constituída a 22 de novembro de 2001, por vontade dos Municípios pertencentes ao distrito de Portalegre, mas também dos Municípios de Abrantes e de Constância, e com o apoio da então AMNA (atual CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo), a AREANATejo teve e tem por objetivo primordial promover a utilização dos recursos endógenos e das energias renováveis, garantindo o desenvolvimento sustentável da sub-região Alto Alentejo.

Atualmente, são Associados da AREANATejo os 15 Municípios pertencentes ao distrito de Portalegre, a E-Redes, a CIMAA e o NERPOR – Núcleo Empresarial da Região de Portalegre.

20 anos depois e a implementação de mais de 40 projetos nacionais e europeus, é intenção da AREANATejo, no futuro próximo, dar continuidade ao trabalho de proximidade junto dos Municípios e demais beneficiários, apoiando na implementação de medidas que promovam a neutralidade carbónica, a economia circular e sustentabilidade, no horizonte 2050.

Para assinalar o seu vigésimo aniversário, a AREANATejo reformulou o seu logotipo, o qual será utilizado durante o próximo ano de trabalho, representando o ciclo de atuação da Agência. Produziu igualmente uma nova brochura (tríptico), onde se destacam os principais marcos deste percurso de 20 anos.

Ao longo dos anos, a estratégia de atuação da AREANATejo manteve-se dividida em quatro áreas temáticas (Energia, Ambiente, Mobilidade e Sensibilização/Educação Ambiental), e é sua missão a promoção da neutralidade carbónica em todos os setores de atividade, a adoção de medidas para a transição energética, o fomento da sustentabilidade energética e ambiental, o desenvolvimento de projetos que incentivem a economia circular, a promoção do desenvolvimento local sustentável, a incorporação de fontes de energia renováveis no consumo de energia, a aposta no uso eficiente de recursos, o combate à pobreza energética, o fomento da mobilidade sustentável, a adoção de medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas, o planeamento estratégico, entre outras.

Constituída por uma equipa de seis elementos, com conhecimentos e experiência em diversas áreas de especialização, a AREANATejo procura constantemente soluções energeticamente mais eficientes para os seus Associados. Embora esteja sedeada em Portalegre, colabora com diversas entidades públicas e privadas, a nível regional e nacional, identificando continuamente oportunidades e medidas de melhoria para os diversos atores com quem trabalha.