Loteamento de novo bairro em São Vicente poderá avançar ainda este ano

Termina esta segunda-feira, 20 de março, a discussão pública do loteamento do Zambujeirinho, com uma área de cerca de dez mil metros quadrados, situado na Rua de São João, na freguesia de São Vicente e Ventosa, que deverá dar origem a 15 lotes de habitação.

A perspetiva do presidente da Junta de Freguesia, João Charruadas, é que já este ano se possa começar a trabalhar neste projeto do novo bairro, sendo que, terminada a discussão pública, o Município de Elvas poderá avançar com os projetos de especialidades, para que depois se possa começar a lotear.

João Charruadas recorda que, de acordo com os dados dos Censos, a freguesia perdeu população, nos últimos anos, lembrando que, por falta de crianças, também a creche fechou portas, daí este loteamento ser uma das principais “bandeiras” do atual executivo. “Isto não é uma coisa de há um ou dois anos. Nota-se há já dez, 15 anos ou 20 anos e o loteamento foi sempre uma ideia para dar desenvolvimento à freguesia, para fixar famílias jovens”, assegura.

Garantindo que existe muita procura, João Charruadas revela que, pelo menos dez famílias estão interessadas nestes futuros lotes de habitação. O presidente da junta de freguesia adianta que, não só da freguesia, mas também pessoas de Elvas e de outros concelhos, o têm contactado, uma vez gostavam de vir a habitar em São Vicente, seja nesse futuro loteamento, seja mesmo noutras habitações que se encontram à venda.

Segundo os regulamentos existentes, quem já tem habitação própria em São Vicente, não poderá vir a adquirir um destes novos lotes. Ainda assim, João Charruadas não descura a possibilidade desses regulamentos virem a ser alterados.