Adega Mayor ganha talha de ouro

adega_maior1A Adega Mayor, Vinhos da Granacer, Ervideira entre outros ganham Talha de Ouro.

Um rosé da Adega Mayor, um vinho tinto da Granacer e um branco da Ervideira conquistaram os galardões máximos, a Talha de Ouro, na edição deste ano do concurso “Melhores Vinhos do Alentejo”, foi hoje divulgado.

A iniciativa, promovida pela Confraria dos Enófilos do Alentejo, distingue a qualidade da produção vitivinícola alentejana e quer dar a conhecer aos consumidores o que de melhor é produzido na região.

Dos 120 vinhos avaliados pelo júri, foram premiados 27 vinhos, com diferentes galardões e em diversas categorias, numa lista encabeçada pelos três vencedores do Prémio de Excelência Talha de Ouro, revelou a organização.

Nos tintos, a Talha de Ouro foi para a colheita de 2010 do Poliphonia Signature, da Granacer, cabendo ao Reserva 2012 do Conde D’Ervideira, da sociedade agrícola Ervideira, idêntico prémio nos brancos, enquanto, nos rosés, foi escolhido o Caiado 2012, da Adega Mayor.

Constituído por especialistas nacionais e estrangeiros, o júri reconheceu com Medalha de Ouro 18 vinhos da região, de produtores como Esporão, Ervideira Sociedade Agrícola, Fundação Eugénio de Almeida, Adega Cooperativa de Borba, Quinta do Quetzal ou Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito.

CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, Adega Mayor, Granacer, Sociedade Agrícola da Bala, Pêra-Grave Sociedade Agrícola, Casa Agrícola Herdade Monte da Ribeira e Companhia das Quintas — Sociedade Agrícola Quinta da Romeira de Cima foram os restantes produtores medalhados com ouro.

Com a Medalha de Prata foram distinguidos seis vinhos, dos produtores Companhia das Quintas — Sociedade Agrícola Quinta da Romeira de Cima, Adega Cooperativa de Borba, Tiago Mateus Cabaço e Cabaço, CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, Sociedade Agrícola Silvestre Ferreira e Monte da Raposinha.

O concurso, desenvolvido em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), foi aberto aos vinhos produzidos no Alentejo, nas categorias de branco, rosé e tinto, tendo os premiados sido anunciados ontem sexta-feira à noite, em Lisboa.

A iniciativa pretende estimular a produção de vinhos de qualidade, valorizando o seu nível técnico e comercial, assim como incentivar a moderação no consumo, no âmbito do programa “Wine in Moderation”.