Rondão Almeida quer rede de transportes interurbana na Eurocidade

O presidente da Eurobec, a Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior, José Rondão Almeida, considera que, através deste projeto, deve ser criada uma rede de transportes interurbana.

De acordo com o também presidente da Câmara de Elvas, “os trabalhadores têm que conseguir deslocar-se em transportes públicos sem terem que utilizar as suas viaturas, sendo este um projeto que está a ser trabalhado pela gestão da Eurobec”.

Para além da questão dos transportes, Rondão Almeida afirma que se está a estudar a possibilidade de que os elvenses e campomaiorenses possam usufruir dos serviços de saúde de Badajoz. “Estamos a lutar para criar leis que tornem possível aos elvenses e campomaiorenses poderem beneficiar dos serviços na área da saúde e da educação, no lado de lá da fronteira, para evitar que as mulheres de Elvas tenham que ir para Portalegre ou Évora para ter os seus filhos, ou mesmo numa ocorrência, ter que vir um helicóptero para transportar doentes para o levar, por exemplo, para Lisboa, onde temos uma excelente unidade de saúde a 11 quilómetros”, revela.

Tudo isto, acrescenta o presidente, “está a ser analisado em termos da programação da Eurobec”.

Rondão Almeida considera que tem de haver “um sentimento de pertença em relação ao espaço da Eurocidade. Tanto pacenses, como elvenses ou campomaiorenses têm de sentir que este é o nosso espaço”.

A Eurocidade Elvas-Badajoz-Campo Maior é um projeto de cooperação transfronteiriça, formalizada através de um protocolo, assinado no dia 3 de maio de 2018, que tem por objeto a criação de um organismo de cooperação transfronteiriça, desprovido de personalidade jurídica, com a forma de grupo de trabalho, que se destina a acompanhar, promover, coordenar, apoiar e/ou executar atividades de cooperação transfronteiriça.