Portugal confirma comboio de alta velocidade entre Badajoz e Lisboa em 2024

Uma viagem entre Badajoz e Lisboa de comboio demora 1 hora e 50 minutos (de carro demora 2 horas e 20 minutos), esta será a realidade no próximo ano. Pelo menos, foi o compromisso lançado na quarta-feira, pelo primeiro-ministro, António Costa, num dos seus discursos na Cimeira Hispano-Portuguesa, que desta vez decorreu em Lanzarote.

Acompanhado do presidente do Governo, Pedro Sánchez, e após uma questão de um jornalista português, Costa garantiu que em 2024 vai haver um serviço de comboio de alta velocidade que vai aproximar ainda mais a capital Badajoz e Lisboa.

As ligações ferroviárias entre Espanha e Portugal são sempre um dos temas quentes desta cimeira. Nesta ocasião, este percurso Badajoz-Lisboa pode ser concretizado através do troço que está a ser construído entre Elvas e Évora. São 90 quilómetros cujas obras devem terminar ao longo deste ano.

Desta forma, esta ligação Elvas-Évora, que será de passageiros e mercadorias, será o primeiro troço de alta velocidade propriamente dito a ser inaugurado em Portugal. Isso significa, por exemplo, que velocidades de até 300 quilómetros por hora podem ser alcançadas. Este facto implica uma alteração do plano de infraestruturas, uma vez que o governo português considerou a referida alta velocidade cara e pouco amortizável. Agora, pelo contrário, as obras avançam a bom ritmo neste percurso entre as duas cidades portuguesas.

De igual modo, importa recordar que o percurso Elvas-Caia já se encontra concluído. São 10 quilómetros executados durante 2018 e 2019 que vieram modernizar a união entre a cidade de Elvas e Badajoz, até então num estado bastante deficitário.