Hepatite em destaque no “De Boa Saúde” desta semana

DrPintaoCarlosFalcato.jpgHoje, 28 de julho, é Dia Mundial do Combate à Hepatite, uma patologia que resulta da inflamação do fígado que pode ter diversas causas, sendo as mais comuns as infeções virais.

O médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, esclarece que uma hepatite surge quando as células do fígado ficam inflamadas, sendo que, quando a infeção é grave, compromete a função deste órgão.

“O fígado é um órgão fantástico do corpo humano, porque não só armazena elementos ricos para a nossa vida, até como o açúcar, como pode desintoxicar. É um órgão que elimina tóxicos e transforma os alimentos que ingerimos em alimentos bons para o nosso organismo”, explica o médico.

As hepatites podem ser provocadas por agentes infeciosos, como bactérias ou vírus, pelo consumo de produtos tóxicos como álcool, algumas plantas e medicamentos. Existem ainda as hepatites autoimunes, que resultam de uma falha no sistema imunológico, quando este começa a produzir anticorpos que vão reagir contra as células do próprio fígado.

Pintão Antunes explica ainda que, ao contrário de uma hepatite A, que muita gente já teve mesmo sem ter dado conta, as B e C podem ser mortais.