40ª Volta ao Alentejo de 22 a 26 de março com início em Beja

Já é uma tradição a primavera portuguesa começar com a Volta ao Alentejo em Bicicleta. Trata-se do mais importante evento desportivo realizado na região e uma das principais provas de ciclismo em Portugal.

Com a edição de 2023 comemoram-se 40 anos de “Alentejana” que serão relembrados numa exposição fotográfica que acompanhará alguns inícios e finais de etapa. A mostra contempla muitos dos vencedores desde 1983 e diversas personalidades que ao longo dos anos corporizaram o espírito tão peculiar da prova. A prova irá decorrer de 22 a 26 de março e foi apresentada ontem, 14 de março, em Alandroal.

“Esta Alentejana será muito versátil. É um território fantástico e se aliarmos uma competição de bom nível, com toda a certeza, a Praça do Giraldo irá brindar o melhor corredor em prova. As bonificações das chegadas e metas volantes serão importantes tal como a penúltima etapa com ligação entre o município do Crato e Castelo de Vide. Será uma tirada digna de ser utilizada na Volta a Portugal pelo seu índice de dificuldade. Temos um percurso de equilíbrio entre os corredores mais rápidos e os trepadores para que exista uma incógnita quanto ao vencedor até ao final da prova”, revela o diretor da prova, Joaquim Gomes.

“As quatro sub-regiões do Alentejo (Alentejo Central, Baixo Alentejo, Litoral Alentejano e o Norte Alentejano) vão contribuir, cada uma à sua maneira, com o melhor que têm para oferecer, para enriquecer esta 40.ª edição da Alentejana”, diz ainda.

A edição deste ano da Volta ao Alentejo vai ligar Beja a Évora, ao longo de mais de 830 quilómetros. No dia 22 de março, a primeira etapa liga Beja a Ourique (168,8 km); a segunda, no dia 23, faz-se entre Castro Verde e Grândola (170,8 km); a terceira etapa, no dia 24, começa em Vendas Novas e termina em Estremoz (191,4 km). No dia 25 de março, na quarta etapa, o pelotão vai percorrer a distância que liga o Crato a Castelo de Vide (146,6 km); e, por fim, no dia 26, na quinta e derradeira etapa, os ciclistas vão ter pela frente os 154,9 km, que ligam Monforte a Évora.