Alandroal vai criar roteiro e livro dedicados ao Peixe do Rio

Terminada a primeira edição do festival do Peixe do Rio, em Alandroal, a intenção do Município é que os restaurantes do concelho possam passar a incluir nas suas ementas esta iguaria, ao longo de todo o ano.

Não sendo um processo “obrigatório ou discriminatório”, explica o presidente, João Grilo, pretende-se criar um roteiro, em que se indique aos visitantes onde é que se pode consumir peixe do rio e em que determinadas alturas do ano.

“Temos restaurantes, neste momento, que já têm peixe do rio o ano inteiro e quem consegue ter peixe de boa qualidade, para oferecer, quase todo o ano, sabe o que está a fazer. A procura existe e o desafio é tentarmos fazer um bocadinho mais todos”, assegura.

Com o roteiro, explica ainda o autarca, a autarquia quer “informar, ter um pouco da história do restaurante associada, para que quem chega ao concelho ou consultar as redes sociais do município saber logo, através da gastronomia do peixe do rio, o que é pode encontrar um pouco por todo o concelho”.

Por outro lado, a autarquia desafiou já os alunos do Agrupamento de Escolas a escreverem histórias relacionadas com o rio, que irão culminar na edição de um livro. De recordar que o Município de Alandroal está também, por esta altura, a preparar uma candidatura a fundos comunitários, para poder vir a ter uma Academia do Peixe do Rio.

O primeiro Festival do Peixe do Rio, em Alandroal, decorreu entre 3 e 12 de março, envolvendo, para além dos restaurantes do concelho, um vasto leque de atividades desportivas e culturais, como exposições, caminhadas e um pequeno mercado de produtos típicos da região.