Homenagem a Elsa Grilo com missa, busto e espetáculo no domingo em Elvas

Elsa Grilo, falecida em março de 2017, é recordada e homenageada no próximo domingo, dia 12 de março, por um grupo de elvenses, com um busto da antiga vereadora da Câmara de Elvas a ser instalado na Biblioteca Municipal, com o seu nome.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, um dos elementos desse grupo, lembra que a ideia desta homenagem surgiu há cerca de “seis, sete meses”, tendo sido, lançada uma petição pública para o financiamento do busto. “Contactámos o escultor, busto está feito e pago, e muito temos a agradecer a todos aqueles que deram donativos e que foram dos cinco aos 500 euros”, assegura.

A homenagem a Elsa Grilo tem início com uma missa, em sua memória, na Igreja de Santa Luzia, pelas 11.30 horas. Segue-se, às 15 horas, o descerramento do busto, acompanhado de um momento musical, pela Academia de Música de Elvas, e a projeção de um vídeo, na Biblioteca Municipal.

Pelas 16 horas, será feito o lançamento de balões na Praça da República. Às 16.30 horas, tem início um espetáculo de variedades no cineteatro municipal, que contará com a presença de mais de uma dezena de artistas e grupos locais. Vão estar em palco, onde será exibido também o vídeo de homenagem, os artistas Carlos Caracol, Fábio Brás (Buda-Fé), Jorge Goes, Luís Lourenço, Nelson Cardoso, Raquel Guerra, Rosa Maria Abrunheiro, Ricardo Ventura, Toy Faria, Olinda Moriano, Bunny Wonders, Gota D’Arte (Cristina Almeida) e Vanda Monteiro, assim como o Coral Públia Hortênsia de Castro e os XP Cover’s.

Elsa Grilo, natural do concelho de Redondo, recorda ainda Rondão Almeida, “abraçou Elvas” como se fosse a sua terra, sendo a grande responsável por hoje a cidade ser Património Mundial da Humanidade. “Aos 17 anos, começa a estudar. Acaba a sua licenciatura em História; faz duas pós-graduações, uma em Gestão Autárquica e outra na área cultural; desempenhou, durante cerca de 22 anos, os cargos de vereadora na Câmara Municipal e também chefe do meu gabinete”, lembra.

“Ela dedica-se de uma forma total ao concelho de Elvas e é a grande promotora de Elvas hoje ser classificada Património da Humanidade. Foi por tudo isso que, há cerca de 12 anos, a Câmara Municipal lhe atribuiu a Medalha de Ouro da Cidade de Elvas”, acrescenta Rondão Almeida.

O presidente diz ainda que compete agora à Câmara de Elvas “acompanhar, com alguma emoção e gratidão”, esta homenagem, que procura “perpetuar o nome de Elsa Grilo” na cidade.