Mais de 1200 crianças enchem de cor e alegria as ruas de Elvas no desfile das escolas

Foram mais de 1200 as crianças do ensino pré-escolar e primeiro ciclo do ensino público e privado, do concelho de Elvas que participaram esta manhã de sexta-feira, 17 de fevereiro, no desfile infantil da cidade.

Para o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, esta “é a melhor forma de iniciar o Carnaval, em Elvas, com mais de 1200 flores, ou seja, as crianças, na Praça da República, que tem uma grande moldura”.

No entanto, o presidente lamenta que os professores das crianças dos agrupamentos nº 1 e 2 não as tivessem levado para a festa no tabuleiro da Praça, dizendo que não sabe “se é pelo horário dos professores, e estranho imenso este procedimento e, é bom que comecem a pensar que quando fazemos uma festa para as crianças, é mesmo para elas e lamento que não possam assistir a este espetáculo que a Câmara através da Gota D’Arte preparou para todos eles”.

A abrir este desfile estava a Associação de Assistência de Vila Boim que tinha como tema “Os minions”. Uma das professoras nesta instituição, Vanda Revela que este “é um tema do qual as crianças gostam muito” e estavam “ansiosas” por desfilar.

“Preparados para voar” foi o tema escolhido pelo Colégio Luso Britânico. Cristina Pintão do Colégio adianta o motivo da escolha deste tema, que se prende com o facto de “estarem a trabalhar os meios de transporte, em que as crianças se vestiram de foguetão e astronautas” e estavam, segundo a professoras ansiosas por este desfile.

Paula Caiola, educadora na Obra de Santa Zita explica que o tema, este ano tema “Escutar, um ato de amor”, está relacionado com o “amor, a solidariedade, esperança e foi escolhido porque cada anel do arco-íris significa uma criança que tem de ser escutada”.

Já as crianças do Semi-Internato Nossa Senhora da Encarnação desfilaram com fatos alusivos às emoções, como revela Ana Filipa Renga, da instituição,  esta relacionado com o projeto educativo, sendo importante todos compreenderem as emoções”, adiantando que “é com muita felicidade que voltam a desfilar no Carnaval”.

Os alunos do Agrupamento nº 2 de Elvas foram mascarados de Palhaços. Uma das professoras da Escola da Calçadinha revela que o objetivo foi “transmitir alegria do Carnaval e das crianças, sendo este um momento muito importante para elas”.

Já os alunos do Agrupamento nº1 de Elvas tiveram como tema “Histórias de Encantar”, sendo que cada escola decidiu a história a trabalhar, desde Branca de Neve os Sete anões, o capuchinho vermelho, entre outros, revela a professora Maria do Carmo.

Seguiu-se depois do desfile, que teve início no Viaduto e culminou no coração da cidade, um espetáculo proporcionado pela Gota D’Arte.