Festas em honra de Nossa Senhora dos Prazeres de 6 a 8 de abril

As tradicionais festas em honra de Nossa de Nossa Senhora dos Prazeres, no concelho de Monforte, decorrem entre os dias 6 e 8 de abril, numa organização da Associação Cultural e Recreativa de Prazeres.

Esta associação nasceu em 2003 com os membros da anterior Comissão de Festas dos Prazeres, para “dar continuidade a uma longa história de dinamização cultural do lugar de Prazeres, promoção das tradições locais, preservação da celebração do feriado local e conservação da Paróquia de Prazeres”.

Em junho de 2019, os atuais corpos gerentes tomaram posse, “com muita vontade de honrar o compromisso de cumprir os objetivos a que a Associação se propõe”. A associação investiu na recuperação dos bancos e das portas da igreja e este ano já refez toda a instalação elétrica, por motivos de segurança, “dado que a igreja já tinha ardido duas vezes no passado”.

O investimento feito na parte elétrica da igreja foi superior a cinco mil euros, sendo que, atualmente, a associação está a proceder à pintura do interior do espaço, sendo que apenas conseguiu investir em tintas.

Em comunicado, a associação revela que, até ao momento, investiu cerca de 790 euros, faltando apenas o chão, para o qual necessitam de ajuda profissional. O chão encontra-se em “muito mau estado”, sendo que “algumas partes estão completamente a desfazer-se”.

“Uma vez que as nossas festas se aproximam, não teremos tempo para realizar já a obra no chão, mas estamos a tentar recolher fundos para investir neste objetivo, de forma a tornar mais digna a nossa igreja. Para além do investimento na nossa igreja, torna-se fundamental também, realizarmos obras na nossa sede, que se encontra em estado devoluto. Posto este enquadramento, é por isso que este ano as nossas festas são tão importantes, de forma a conseguirmos recolher verbas, que ao momento não dispomos, para os investimentos acima referidos”, lê-se ainda no comunicado da associação.

O programa das festas, que este ano contam com um espetáculo dos espanhóis Raya, pode ser consultado aqui.