Campo Maior Trail Runners estreia-se no Corta-Mato Cidade de Elvas

A décima edição do Corta-Mato Cidade de Elvas, Memorial a António Leitão, promovido pelo Clube Elvense de Natação (CEN), correu-se na tarde deste sábado, 11 de fevereiro, num percurso traçado junto ao Estádio Municipal de Atletismo.

Presente nesta edição do Corta-Mato Cidade de Elvas esteve uma equipa de cinco elementos do Campo Maior Trail Runners, que se estreia nesta modalidade. Um dos elementos do grupo, Carlos Pepê, garante que o importante é, acima de tudo, divertirem-se a fazer aquilo que gostam, sendo também relevante o convívio entre clubes característico deste tipo de provas.

Com a participação de 174 atletas, desde benjamins a veteranos, revela o responsável pela secção de atletismo do CEN, Hugo Tavares, para além da competição, esta é uma tarde “agradável e de muita animação” para miúdos e graúdos.

“Achamos que vai ser uma prova competitiva, porque temos aí bons nomes a nível distrital, regional e nacional”, comenta o responsável, que não esconde que, com este tipo de eventos desportivas, o CEN, por um lado, procura “dinamizar Elvas com a prática desportiva” e, por outro, fazer crescer a secção de atletismo do clube e, com isso, manter a tradição da modalidade na cidade.

Em vista, o CEN tem já a realização, em Elvas, de uma outra prova de corta-mato, mas de âmbito nacional. “Temos estado em conversações com o presidente da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre. As condições são as ideais, porque temos o Estádio de Atletismo mesmo ao lado e que serve de apoio, através dos balneários. Temos um percurso fantástico, em que podemos, lá do alto, ver o Forte da Graça com as amendoeiras em flor. Acho que temos todas as condições para termos aqui um bom corta-mato a nível nacional”, remata Hugo Tavares. 

Entre os muitos atletas em competição, encontrava-se Augusto Piedade, da Barbaris BTT Team, que diz que, acima de tudo, o mais importante que cada um faça o seu melhor, mas sem que ninguém se magoe. Ainda assim, lembra que no seio da equipa de Barbacena há atletas que têm alcançado alguns feitos importantes e que o facto de estarem a competir em “casa” só faz aumentar a responsabilidade de alcançar bons resultados.

A prova, em termos absolutos, foi vencida por dois atletas do Beja Atlético Clube: em masculinos, por Bruno Paixão, e em femininos pela elvense Raquel Trabuco. Por equipas, a vitória sorriu à Barbaris BTT Team, de Barbacena.