“Vamos sofrer um pouco com estas medidas”, diz Rui Andrade

Este fim-de-semana, quem se deslocar a um restaurante do concelho de Elvas e queira usufruir da refeição no interior do estabelecimento, terá que apresentar o certificado digital Covid ou um teste negativo ao coronavírus, uma vez que Elvas passou a fazer parte da lista de concelhos com risco muito elevado de transmissão da Covid-19.

Rui Andrade, proprietário do restaurante Acontece Avenida, refere que “a maior parte dos nosso clientes já têm o certificado digital da vacina do Covid. A nossa vantagem é termos a área ao ar livre do restaurante, que já está esgotada para este sábado uma vez que temos famílias com filhos pequenos e não os querem sujeitar à realização do teste”.

“Em relação à realização dos testes, eu não acho correto uma vez que nos não somos agentes de saúde pública para poder fazer teste à entrada dos restaurantes, mas isso é a minha modesta opinião. Com todas as medidas de distanciamento e desinfeção que temos nos restaurantes, não me parece que é o teste ou o certificado que vão complicar ou descomplicar a situação. No que diz respeito ao horário, concordo mas acho que vamos sofrer um pouco com estas medidas”.

O empresário refere que não vai ser fácil explicar estas novas regras, sobretudo ao público espanhol: “nós trabalhamos muito com o público espanhol, que já nem utiliza máscara em espaços aos ar livre, e não vai ser fácil explicar-lhe que para virem ao restaurante têm que fazer teste”.

A nova avaliação dos concelhos de risco é feita no dia 27 deste mês.