Com apenas 11 anos, Adriana Calaboiça, de Montemor-o-Novo, sagrou-se recentemente campeã nacional do Circuito de Dança Desportiva, no Escalão Juvenil Iniciados Standard 1.
Nádia Calaboiça, mãe de Adriana Calaboiça, explica que a filha “sempre gostou de dança”, começando pela dança contemporânea e posteriormente interessou-se pelas danças de salão. Mesmo com a pandemia, Adriana não desistiu e continuou a ter aulas online de dança, até conseguir ser federada no campeonato, no ano passado. Nádia expressa ainda ser um sentimento de “orgulho” e “recompensa do esforço e trabalho” de Adriana por ter chegado a campeã nacional do circuito de dança desportiva.
Adriana nasceu na Suíça e veio depois para Montemor-o-Novo viver, sendo que foi no país que a viu nascer que ganhou a paixão pela dança e desde dessa altura “o gosto pela dança começou a crescer”, exprime a jovem bailarina, que treina “três horas por dia e duas vezes por semana”.
Relativamente ao circuito, Adriana diz ter sido “interessante” e ao mesmo tempo foi um “desenvolvimento inesperado”. Quanto ao nervosismo, a campeã nacional do Circuito de Dança Desportiva admite que a diversão combate este sentimento: “para mim, para deixar o nervosismo para trás era só dançar. Porque nós estávamos praticamente lá (no campeonato nacional do Circuito de Dança Desportiva) só para nos divertir”, explica ainda.
A representar a Ritmus Academia de Dança, de Setúbal, Adriana conseguiu alcançar este título, ao ser a mais pontuada, após as seis provas do Circuito Nacional de Solos. Para além deste título, a jovem alcançou ainda um 3.º lugar em Latinas 1.