Elvas: Secretário de Estado debate agenda para o turismo em reunião da CIMAA

Discutir e debater uma agenda para o turismo do Alto Alentejo e do interior de Portugal foi, na manhã desta quarta-feira, 1 de fevereiro, mote para uma reunião da Comunidade Intermunicipal (CIMAA), na Câmara Municipal de Elvas, na presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Perante as “potencialidades únicas” da região, diz o governante, com esta agenda pretende-se “valorizar e afirmar” o turismo em todo o interior do país. “Estamos num concelho que está no interior do interior e que é Património da Humanidade, com valências histórico-patrimoniais de grande relevância e que encontramos em todo o nosso interior”, diz Nuno Fazendo em relação a Elvas.

“O que queremos é ouvir as entidades, os municípios, as empresas e as instituições localizadas no interior, para receber contributos, para depois desenvolvermos e concretizarmos medidas, que permitam potenciar o turismo do interior”, acrescenta.

Lembrando o congresso da Associação de Congressos de Animação Turística e de Eventos, que decorre no auditório São Mateus, em Elvas, Nuno Fazenda assegura ainda ser “muito importante” ouvir os autarcas da região. “Nos últimos seis, sete anos, tem havido uma força de dar uma prioridade às preocupações do interior e agora, ao turismo, na parte que me toca, quero acrescentar ainda mais valor, porque o turismo pode ser uma âncora de desenvolvimento”, remata, não deixando de tecer rasgados elogios àquilo que é o projeto da Eurocidade.

Já o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, revela que Nuno Fazenda teve oportunidade de tomar conhecimento da estratégia que o município tem vindo a implementar, fazendo, em outros tempos, grandes investimentos, para que hoje em dia a cidade acolha grandes eventos. “Elvas soube aproveitar as grandes mais-valias que tem, tendo em atenção o excelente património, e a forma como foi capaz de fazer grandes investimentos para hoje acontecer o que está acontecendo: se formos ao cine São Mateus, estão lá cerca de 200 empresários e agentes turísticos, que levam três dias em Elvas”, revela.

Elvas, assegura ainda Rondão Almeida, é hoje uma “cidade de congressos”, uma “cidade museológica” e um “centro de desporto”, reconhecida como tal pelo secretário de Estado, bem como pelos agentes do congresso, que têm na cidade as melhores condições para realizar todo o tipo de eventos.

O autarca congratula-se ainda por a Câmara de Elvas ter conseguido alterar o rumo do concelho, lembrando o que mudou depois da conquista do selo de Património da Humanidade: “até este momento, são mais de dois milhões os turistas que nos visitaram; hoje podemos dizer que a cidade de Elvas tem mais camas do que o resto do distrito todo; a cidade de Elvas tem cerca de três mil cadeiras de restauração”. Isto, garante, só quer dizer que os agentes económicos e dirigentes associativos do concelho, incluindo a própria autarquia, estão “no bom caminho”.

Por outro lado, Rondão Almeida garante que Elvas tem um conjunto de eventos e de museus que, por norma, conduzem sempre muita gente até à cidade. Dando maior destaque ao Museu de Arte Contemporânea, o autarca lembra que este tem trazido, até Elvas, “grandes individualidades” desta área.

O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, por sua vez, revela que o secretário de Estado apresentou, nesta reunião, “uma série de sugestões”, abrindo “horizontes para aquilo que podem vir a ser as linhas de financiamento” na área do turismo.

O autarca destaca também aquilo que possa ser “algum tipo de financiamento, mesmo na questão da Eurocidade”, tendo manifestado a sua preocupação com as Festas do Povo, quando há a possibilidade de um financiamento para “grandes eventos”.

Saudando o secretário de estado por ouvir os autarcas, o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, desta reunião, destaca “a vontade que o Governo tem de discriminar, positivamente”, estes territórios de baixa densidade, no acesso a fundos comunitários.

Neste momento, o Município de Arronches está a ultimar aquilo que é a estratégia de turismo para o concelho, para depois a implementar, revela ainda João Crespo, adiantando que se pretende, juntamente com os outros municípios do Parque da Serra de São Mamede, delinear “estratégias conjuntas, para que o concelho de Arronches seja também um pólo de atração turística”, nomeadamente da questão da natureza.

Depois desta reunião, em Elvas, o secretário de Estado seguiu para Campo Maior, onde, durante a tarde, tem a oportunidade de visitar a Herdade dos Adaens, o Centro de Ciência do Café e o Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores.