DECO e ERSE desenvolvem projeto de eficiência energética

A DECO vai desenvolver, com o apoio da ERSE, um portal informativo com chatbot para ajudar os consumidores a poupar na fatura da eletricidade.

Este novo projeto, “dedicado à eficiência energética no âmbito do consumo doméstico de energia elétrica, pretende capacitar os consumidores e dar um apoio constante e atualizado”, como revela a jurista na delegação do Alentejo da Deco, Ana Sofia Rosa, adiantando que o projeto EVA (Energy Virtual Assistant) tem a duração de dois anos e tem como objetivo lançar um Portal Digital Informativo que ajude os consumidores a introduzir as alterações necessárias nos seus comportamentos e equipamentos para serem mais eficientes no consumo de energia elétrica”.

Além de artigos e recursos vários, este portal terá como elemento central “um chatbot – a EVA – permanentemente acessível e que guiará os consumidores, numa caixa de conversação automatizada, no esclarecimento das suas dúvidas e questões, com informação rigorosa e adequada às necessidades de cada um”.

Tendo como objetivo final não apenas informar os consumidores, mas sobretudo “capacitá-los para poderem agir de forma autónoma e informada sobre as suas escolhas e compras em matérias de energia, a EVA irá incentivar os consumidores a continuar a explorar e aprender sobre eficiência energética, direcionando-os para beneficiarem do curso online de curta duração com seis módulos gratuitos”.

O projeto conjunto entre a Associação para a Defesa do Consumidor e a ERSE, denominado de EVA é o tema em destaque esta semana na rubrica da DECO, que pode ouvir no podcast abaixo: